in

LUTA

O vereador e presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon (PSDB), lembrou durante a sessão realizada esta semana que na segunda-feira (21) foi comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ele citou que, segundo dados, o Brasil possui 11 milhões de pessoas com grandes dificuldades de locomoção. Já o número de habitantes que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade chega a 45 milhões. “Quase 20% da população brasileira têm algum tipo deficiência”, pondera.

DESPERTA

Barilon explicou que, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, em que muitos soldados voltaram machucados dos combates na Europa, países como os Estados Unidos despertaram faz várias décadas para a conscientização sobre medidas de inclusão das pessoas com deficiência. “No Brasil, essa consciência coletiva de cuidar de todas as pessoas, independente das dificuldades que ela tenha, despertou faz cerca de 20 anos”, recorda.

IDEB

Os bons resultados de Nova Odessa no último Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) foram repercutidos durante a sessão da Câmara desta semana. Até mesmo vereadores oposicionistas ao governo Bill (PSDB) reconheceram os avanços. Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio (PSD), elogiou a Secretaria Municipal de Educação, comandada por Claudicir Brazilino Picolo, junto de sua equipe e todos os servidores.

LAVAGEM DE DINHEIRO

A Câmara dos Deputados instalou ontem (23) uma comissão formada por juristas que vai elaborar um anteprojeto para reformar a Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998). O objetivo é atualizar a legislação, entre outros pontos, sobre as novas formas de lavagem utilizando mecanismos digitais. A comissão conta com a participação de magistrados, membros do Ministério Público, acadêmicos e especialistas e terá 90 dias para concluir seus trabalhos.

ATUALIZAÇÃO

O coordenador do colegiado, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo da Fonseca, durante a instalação da comissão, lembrou que o colegiado vai atualizar uma legislação com 22 anos. O crime de lavagem movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no Brasil e que no mundo movimenta cerca de US$ 1 trilhão ao ano e que o dinheiro ilícito, muitas vezes tem origem em crimes antecedentes como tráfico de drogas, contrabando de bens, extorsão e outras atividades ilegais realizadas por estabelecimentos legalizados.