in

Leitinho autoriza loteamento com 479 terrenos no limite com Sumaré

Jardim Terras de São José é o 8º empreendimento aprovado pelo prefeito em apenas 2 anos e meio de governo e fica numa região sem infraestrutura básica, como escola, creche ou unidade básica de saúde

leitinho-autoriza-loteamento-com-479-terrenos-no-limite-com-sumare-jno

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, aprovou mais um loteamento em Nova Odessa. O Jardim Terras de São José é o 8º empreendimento autorizado por Leitinho em apenas dois anos e meio de governo. Com 479 lotes de 200 metros quadrados cada, o novo loteamento fica numa área conhecida como “Sítio do Luiz Mário”, bem no limite com a cidade de Sumaré, sem qualquer tipo de infraestrutura básica, como escola, creche ou UBS (Unidade Básica de Saúde).

Antes do Jardim Terras de São José, o prefeito Leitinho já havia aprovado os seguintes empreendimentos em Nova Odessa, isso a partir de janeiro de 2021: Jardim Flamboyant (242 lotes), Parque Villa América (644 lotes), Jardim das Videiras (315 lotes), Village Di Capri (110 unidades), Reserva do Bosque (90 unidades), Jardim Brasil I (472 terrenos) e Jardim Brasil II (323 terrenos). No total, são 2.575 terrenos aprovados desde a posse de Leitinho, isso em janeiro de 2021.

A aprovação de mais um loteamento em Nova Odessa contradiz a postura adotada pelo hoje prefeito enquanto esteve ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores. No Legislativo, Leitinho sempre foi um feroz crítico da expansão habitacional na cidade, usando sempre como argumento uma possível crise hídrica com a implantação de novos loteamentos.

Na campanha eleitoral de 2020, por exemplo, Leitinho afirmou que o município enfrentaria falta d’água em razão do aumento populacional, o que nunca aconteceu. Pelo contrário, mesmo com a escassez de chuvas neste período do ano, a Coden Ambiental já descartou qualquer possibilidade de rodízio de água na cidade, uma vez que as reservas nas represas municipais são satisfatórias. Outra tese defendida pelo então vereador e hoje prefeito na Casa de Leis é em relação “já estrangulado” sistema viário. E o Jardim Terras de São José fica na região da Avenida São Gonçalo – que não é duplicada – e uma das mais populosas da cidade.

JUSTIÇA

Nesta semana, a Justiça mandou suspender a implantação dos loteamentos Jardim Brasil 1 e Jardim Brasil 2, que foram aprovados por Leitinho, em novembro de 2022. A empreendedora também está impedida de comercializar lotes, sob pena de multa no valor de R$ 30 mil. A decisão da juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da 2ª Vara Judicial, foi publicada no último dia 30. Tanto Leitinho como a secretária de Obras, Miriam Cecília Lara Netto serão intimados a prestar esclarecimentos por conta da publicação dos decretos que aprovaram os dois loteamentos.

A decisão da magistrada acontece dentro da ação movida pelo vereador Silvio Natal. Juntos, os dois empreendimentos preveem a criação de 795 lotes. Os decretos municipais de nº 4.640 e 4.641 foram assinados por Leitinho em 25 de novembro do ano passado e publicados no Diário Oficial em 13 de dezembro. O acesso se daria pela Avenida Brasil e Estrada Municipal Eduardo Karklis. De acordo com a ação, além de o zoneamento da área ser incompatível com o tipo de empreendimento, o tamanho dos lotes (menores que 300m²) também viola a legislação do município.