in

Lâmpadas queimadas no Bosque Manoel Jorge preocupam moradores, em Nova Odessa

Com o fechamento e abandono das obras do Parque Ecológico Isidoro Bordon, bosque se tornou uma das raras áreas verdes aptas para receber praticantes de caminhada em Nova Odessa

lampadas-queimadas-no-bosque-manoel-jorge-preocupam-moradores-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Os frequentadores do Bosque Manoel Jorge, na região do Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa, têm convivido com problemas como a falta de iluminação em toda a extensão do local. Diversas lâmpadas estão queimadas, comprometendo a segurança e o bem-estar de quem utiliza o espaço, especialmente no período noturno. A situação tem provocado queixas e preocupação entre os moradores do entorno, que veem no bosque um importante ponto de lazer e convivência da cidade.
A falta de iluminação coloca em risco a segurança dos frequentadores, aumentando o temor de assaltos e outros crimes, além de dificultar a circulação de pedestres no local, bastante utilizado para caminhadas e prática esportiva. Para muitos, o Bosque Manoel Jorge também é um lugar para passeios em família, e a ausência de luz adequada desestimula a presença de moradores.
Os moradores relatam que o problema já persiste há algum tempo. As lâmpadas continuam queimadas sem que haja uma substituição eficiente.
“Estamos com medo de frequentar o bosque à noite, porque a escuridão é grande, dá uma sensação de insegurança. É um lugar bonito, mas sem iluminação fica perigoso”, relata Jhonatan Camargo, que costuma usar o local para caminhadas.
No Legislativo, a Prefeitura de Nova Odessa está sendo cobrada a resolver a falta de iluminação de forma “urgente”. O pedido é que o setor competente da Prefeitura priorize a manutenção e a troca das lâmpadas ao longo de toda a extensão do bosque, restaurando a iluminação do local.
“Nosso pedido é que a Prefeitura faça coloque lâmpadas boas aqui, esse espaço precisa ser preservado e as pessoas precisam de segurança, esse bosque não pode virar um lugar que atrai bandidos devido à essa falta de visibilidade à noite”, pediu Camargo.
O Bosque Manoel Jorge é um dos mais importantes pontos de lazer e vida social da cidade, principalmente após o fechamento e abandono das obras de outra área verde de Nova Odessa: o Parque Ecológico Isidoro Bordon. As obras de desassoreamento do local estão paradas há mais de oito meses e são investigadas pelo Ministério Público. A empresa que faria a obra recebeu mais de R$ 120 mil e não executou o trabalho.
Procurada, a Prefeitura de Nova Odessa nada comentou sobre o “apagão” no bosque.