Paulo Medina
redacao@jno.com.br
Os meses de junho e julho foram os que mais tiveram a ação de ladrões furtando veículos em Nova Odessa durante 2024. De acordo com dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), dos 55 veículos — entre carros, motos e caminhões — furtados de janeiro a julho deste ano, 14 ocorrências foram em junho e 13 em julho, tornando esses os meses com o maior índice de crimes do tipo. Os dois meses representam a metade dessa modalidade de crime registrada este ano.
O aumento de furto registrado nos dois últimos meses chama atenção, considerando que no início do ano os números eram menores. Em janeiro, foram registrados oito furtos de veículos contabilizados; em fevereiro, seis; e em março, apenas duas ocorrências. Abril viu uma ligeira alta com sete furtos, seguido por uma leve queda em maio, quando foram relatados cinco casos.
A escalada mensal nos números de furtos de veículos, particularmente nos meses de junho e julho, preocupa a população. “A sensação de insegurança aumentou sim em Nova Odessa. Eu mesmo passei a evitar estacionar meu carro em algumas regiões à noite”, afirmou o morador Paulo dos Santos.
O pedido é que a força policial atue de modo a intensificar as rondas e investigações para tentar conter essa onda de furtos nos últimos meses na cidade.
Questionada sobre a alta de furtos nos meses de junho e julho, os mais recentes disponíveis para consulta nas estatísticas criminais, a SSP informou que está atenta à variação dos indicadores na cidade e tem reforçado o policiamento e ações de investigação em toda a região. “O policiamento segue intensificado em toda a região da Nova Odessa com base no mapeamento dos locais de maior incidência criminal e denúncias da população. A Polícia Civil realiza rigorosa apuração a todos os casos registrados e atua para identificar e prender os criminosos”, informou.
VIOLÊNCIA
Nova Odessa também passa por um aumento de casos de violência sexual contra crianças e mulheres em 2024. Números divulgados pela SSP-SP mostram que, no período de janeiro a julho deste ano, os casos de estupro mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2023, registrando um aumento de 120%.
Em 2024, foram registrados 11 casos de estupros em Nova Odessa, um número significativamente superior aos cinco casos contabilizados no mesmo período do ano anterior. O crescimento da violência acende um alerta sobre a vulnerabilidade de mulheres e crianças no município.
A violência também se evidencia na cidade por meio dos homicídios dolosos. Nova Odessa tem o maior número de casos dos últimos quatro anos. O município contabiliza três assassinatos, superando os números dos anos anteriores.