in

‘Incompetência’, resumem vereadores sobre o início das aulas sem kit escolar

Críticas foram direcionadas ao prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e ao secretário de Educação, José Jorge Alves Teixeira, no primeiro encontro dos parlamentares neste ano

incompetencia-resumem-vereadores-sobre-o-inicio-das-aulas-sem-kit-escolar-jno

A falta do kit escolar no início do ano letivo da rede municipal de ensino de Nova Odessa monopolizou os debates na primeira sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira. Os vereadores fizeram duras críticas ao governo do prefeito Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, pelo fato de o município não entregar os materiais básicos aos cerca de 5,4 mil estudantes pelo segundo ano consecutivo. E também não pouparam o secretário de Educação, José Jorge Alves Teixeira. “Está na hora de responsabilizar pessoas”, disse o vereador Paulo Bichof. “Incompetentes”, afirmou Wagner Morais. “Como teremos uma educação de qualidade?”, questionou Levi Tosta.

Levi, aliás, já havia protocolado um requerimento cobrando informações da prefeitura sobre a distribuição dos kits escolares e, no documento, já afirmava que os materiais iriam atrasar. Ontem, durante a sessão, o vereador disse que foi acompanhar a entrada dos alunos na Emefei Alvina Maria Adansom, no Jardim São Jorge, e ficou triste as cenas que presenciou. “Precisa ter o kit no primeiro dia de aula! As aulas começaram e eu estava lá na porta da escola, no São Jorge, vendo as crianças chegarem sem o material escolar. Como teremos uma educação de qualidade? Ou será que eu estou enxergando tudo errado? Essa licitação, se tudo correr bem e Deus nos ajudar, vai levar uns 90 dias para ser finalizada. Mas nós sabemos como funciona uma licitação, não é simples assim”, disse ele. Levi ainda criticou a “sugestão” dada pelo secretário de Educação, de usar o dinheiro da APM (Associação de Pais e Mestres) para compra de material aos alunos. “O dinheiro da APM não tem essa finalidade e é pouco demais. Esse dinheiro é para arrumar uma fechadura, consertar um alambrado”, ressaltou.

O vereador Wagner Morais também teceu duras críticas ao governo municipal. Segundo ele, a educação em Nova Odessa vem sendo tratada “como lixo por incompetentes”. “É incompetência de quem está fazendo gestão. Como não tem capacidade para fazer uma licitação com antecedência para garantir a entrega do kit escolar no primeiro dia de aula? E no ano passado, nem aula tivemos! O primeiro ano passa, o segundo é incompetência total. Pega a malinha, coloca embaixo do braço e rua”, esbravejou o tucano.

Outro vereador que atacou o prefeito Leitinho e o secretário José Jorge foi Paulo Bichof, que trabalhou na Secretaria de Educação na administração do ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. “A educação está sendo esquecida, os próximos índices não serão tão bons como sempre foram. O prefeito tem que ver o que está acontecendo lá (na Secretaria de Educação). Está na hora de responsabilizar pessoas. Concordo com o vereador Levi, é incompetência”, afirmou. Líder do governo Leitinho e irmão do secretário José Jorge, o vereador Antonio Alves Teixeira, não se pronunciou em nenhum momento sobre a falta dos kits escolares durante a sessão de ontem.