in

Incêndio mobiliza bombeiros e piora qualidade do ar em Nova Odessa

incendio-mobiliza-bombeiros-e-piora-qualidade-do-ar-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Na tarde desta quarta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata em frente ao Fórum de Nova Odessa e próximo ao Condomínio Imigrantes, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
O fogo, alimentado por chamas intensas, se espalhou rapidamente, agravado pelo calor de 36°C registrado na cidade, além da vegetação seca que dificultou o controle das chamas.
O incêndio começou por volta das 14h30 e gerou uma densa fumaça que tomou conta da região, piorando a qualidade do ar. Moradores relataram preocupação e gravaram as chamas próximo de casas, academia e do Fórum da cidade. “A fumaça está insuportável e o calor só piora a situação”, disse Rafael Cézar, que transitava pela região nesta quarta-feira.
Além de causar apreensão entre moradores, a fumaça densa e o calor extremo prejudicam as condições respiratórias da população local, já que o índice de poluição atmosférica aumenta nessas circunstâncias.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalharam para controlar as chamas. Não há relatos de feridos. Com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, o risco de novos focos de incêndio aumenta. O apelo é que a população evite queimadas e informe rapidamente qualquer sinal de fogo.
As chamas foram controladas por volta das 15h55. Participaram a ocorrência a Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários e o Corpo de Bombeiros Militar.
O grande foco de queimada em vegetação de área verde particular da Avenida Ampelio Gazzetta, na altura do Bosque dos Cedros, gerou uma grande coluna de fumaça que podia ser vista a quilômetros de distância.
Segundo a Defesa Civil Municipal, trata-se muito provavelmente de mais um foco de queimada causado por ação humana. O caso deve ser apurado pela Polícia Civil. As autoridades lembraram que causar fogo é crime ambiental, sujeito a multa e prisão.
Segundo a Defesa Civil Municipal, foram afetados aproximadamente 80 mil metros quadrados de vegetação rasteira e plantação de eucaliptos.