Na madrugada desta quarta-feira (02), um trabalhador de 46 anos morreu após ser atropelado durante uma manutenção na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Rodrigo Augusto Lucena Barros prestava serviço para uma empresa terceirizada quando foi atingido por um veículo Ford Courier, de outra empresa contratada para avaliar o atrito da pista.
O motorista afirmou à Polícia Civil que fez uma manobra na cabeceira da pista e não viu o trabalhador, que estaria fora do alcance dos faróis e sem colete refletivo. Uma testemunha confirmou a versão. O óbito foi constatado ainda no local, e a perícia acionada. O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal), e o caso registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar). O motorista foi liberado após depoimento.
O acidente paralisou as operações do aeroporto entre 05h e 06h26, provocando atrasos e cancelamentos. Dez voos foram redirecionados, e outros dez (cinco decolagens e cinco chegadas) foram cancelados. A Azul Linhas Aéreas, principal operadora do terminal, informou que os impactos se estenderiam ao longo do dia e que os passageiros estão recebendo assistência conforme a Resolução 400 da Anac.
A Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do terminal, confirmou o acidente e declarou que está colaborando com as investigações. A Polícia Civil aguarda laudos periciais e imagens de câmeras de segurança para apurar o caso.