in

Governo do Estado confirma construção de 114 moradias populares da CDHU em Nova Odessa

Parceria com a Prefeitura viabiliza ampliação de unidades habitacionais no Jardim das Palmeiras; cidade também receberá outras 37 unidades por meio de carta de crédito

governo-do-estado-confirma-construcao-de-114-moradias-populares-da-cdhu-em-nova-odessa-jno

O governador Tarcísio de Freitas confirmou, na última semana, a construção de 114 unidades habitacionais em Nova Odessa por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), como parte do programa estadual “Casa Paulista”. Inicialmente prevista para contemplar 100 famílias de baixa renda, a parceria firmada com o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, em 2023, foi ampliada graças ao bom diálogo entre o Município e o Governo do Estado.

As moradias serão erguidas em área pública no Jardim das Palmeiras, com recursos do “Casa Paulista”. O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no dia 14 de abril, quando o governador detalhou o investimento de R$ 2,1 bilhões para viabilizar 22,7 mil novas unidades habitacionais em 148 municípios paulistas.

O diretor de Habitação de Nova Odessa, Diego Feitoza, participou do evento e comemorou a ampliação. “Essa conquista é resultado do fortalecimento do diálogo da gestão do prefeito Leitinho com o Governo do Estado e da ampliação do convênio já existente. Representa mais dignidade para as famílias novaodessenses que aguardam a oportunidade de realizar o sonho da casa própria”, destacou.

Segundo Feitoza, a ampliação de 100 para 114 unidades foi possível após uma pequena alteração na legislação municipal, já aprovada pela Câmara de Vereadores. Na última semana, técnicos da CDHU estiveram no município realizando uma sondagem complementar no terreno onde as moradias serão construídas. Após a finalização dos projetos, a obra será licitada pela companhia. Importante frisar que, por ora, ainda não há inscrições abertas ou processo de cadastramento para essas unidades.

Carta de Crédito Imobiliário

Além das unidades da CDHU, Nova Odessa também será beneficiada pela modalidade CCI (Carta de Crédito Imobiliário), que integra o mesmo pacote de investimentos do Governo do Estado. Nesse modelo, serão oferecidos R$ 10 mil em subsídio para famílias que estejam comprando imóveis de empreendimentos privados, respeitando os critérios sociais e técnicos do programa.

No município, 37 apartamentos no Jardim dos Ipês foram incluídos na seleção feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, que avaliou os empreendimentos cadastrados entre 24 de março e 07 de abril. Neste modelo, as prefeituras não participam da gestão do programa – o processo ocorre diretamente entre construtoras e o Estado.

Com essas duas frentes de investimento, Nova Odessa reafirma seu compromisso com o acesso à moradia digna, consolidando o trabalho conjunto entre os governos municipal e estadual para atender quem mais precisa.