in

A realidade que cerca o universo estudantil

“Malhação: Vidas Brasileiras” pretende abordar questões polêmicas que fazem parte do cotidiano de uma escola

Rayssa Bratillieri, Ana Beatriz Nogueira e Edson Celulari interpretam Pérola, Isadora e Eduardo, respectivamente. A família Mantovani mora em um condomínio de luxo e tudo muda quando o pai Eduardo é preso, acusado de corrupção / João Miguel Jr-RG

Vem aí mais uma temporada da novelinha “Malhação”, que vem sendo exibida desde 1995. Com estreia marcada para a próxima quarta-feira, 07 de março, “Malhação: Vidas Brasileiras” vai contar a história de dezessete alunos do Ensino Médio da Escola Sapiência, que além de seus conflitos pessoais também são confrontados com questões como drogas, machismo, desemprego, racismo, assédio, intolerância religiosa, maternidade precoce, idealização de corpo, entre outras. O texto é assinado por Patrícia Moretzsohn.

A professora Gabriela Fortes (Camila Morgado) abandona o pré-conceito para buscar compreender tudo o que é impossível de perceber superficialmente. A autora Patrícia Moretzsohn destaca a inovação do formato desta temporada, que é inspirada na premiada obra canadense “30 Vies”. “A cada 15 dias, vamos fundo na história pessoal de um adolescente da escola, fazendo com que ele ganhe um protagonismo temporário. Caberá à professora Gabriela essa imersão em um drama em particular. Serão cerca de 25 histórias intercaladas com a base que é o arco principal, que envolve o núcleo da professora e seus três filhos”, explica Moretzsohn.

Para contar as histórias dos alunos, atores do elenco da Globo farão participações especiais vivendo personagens da vida pessoal de cada um dos adolescentes. Malu Mader e Daniel Dantas participam da primeira trama e vivem os pais de Felipe Kavaco (Gabriel Contente). O menino chama a atenção de Gabriela quando começa a chegar desanimado à escola e apresentar dificuldades de leitura durante as aulas. Assim que percebe o comportamento do rapaz, Gabriela tenta entender o que está acontecendo e descobre que o clima na casa dele não é dos melhores. Desde que Jairo (Daniel Dantas) ficou desempregado, os desentendimentos com a esposa Melissa (Malu Mader) ficaram frequentes. Arrasado, Kavaco busca alternativas para tentar ajudar em casa e começa a trabalhar escondido dos pais.

As duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da escola Sapiência trazem uma mistura entre alunos regulares e bolsistas, que ganharam a oportunidade de estudar num colégio que é referência de ensino graças a uma parceria com a ONG Percurso, liderada por Rafael (Carmo Della Vecchia).

A turma A é composta pelos alunos Flora (Jeniffer Oliveira), Tito (Tom Karabachian), Jade (Yara Charry), Úrsula (Guilhermina Libanio) e os bolsistas Verena (Joana Borges), Érico (Gabriel Fuentes) e Michael (Pedro Vinícius). Já na turma B estão Alex (Daniel Rangel), Pérola (Rayssa Bratillieri), Felipe Kavaco (Gabriel Contente), Hugo (Leonardo Bittencourt) e os bolsistas Talíssia (Luellem de Castro), Leandro (Dhonata Augusto), Amanda (Pally Siqueira) e Maria Alice (Alice Milagres). A maioria, jovens atores que estão estreando na telinha e que terão a oportunidade de contracenar com artistas consagrados.

A protagonista Gabriela Fortes é uma professora absolutamente apaixonada pela profissão. Sua vocação vai além do ofício, está estampada na alma. Corajosa, traz consigo a jovem idealista do passado, que esperava mudar o mundo através do seu trabalho em sala de aula. Há anos ensina Português e Literatura na Escola Sapiência, colégio particular de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, e a cada dia fica mais evidente sua necessidade de se dedicar a um sonho antigo: contribuir com a educação de adolescentes carentes, dando a eles uma possibilidade de um futuro diferente.

Tanta dedicação no trabalho acaba afetando sua vida pessoal, que por vezes é deixada de lado. Casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe de três filhos, Gabriela muitas vezes nem percebe as situações complicadas que o marido e os filhos vivem.

Como, por exemplo, a gestão do “Le Kebek”. Ponto de encontro de alunos e professores, o bistrô é comandado por Paulo, com a ajuda da incansável Marli (Julia Mendes). Em um ambiente intimista, eles têm ali um lugar para se divertir, confraternizar e realizar manifestações artísticas. Mesmo em meio a tanto movimento, Paulo luta diariamente para manter o “Le Kebek” em atividade. As contas já não fecham mais e ele está cada vez mais estressado, mas não divide com Gabriela suas dificuldades.

O clima em casa piora quando Gabriela é surpreendida com uma notícia inesperada: o diretor da ONG Percurso é Rafael, uma paixão mal resolvida da juventude, com quem ela dividia os mesmos ideais.

O reencontro provoca um rebuliço na vida de Gabriela e desestabiliza ainda mais o casamento, já que Paulo não conterá seu ciúme ao ver a esposa mergulhada na missão de fazer os novos alunos se destacarem na escola.

A professora Gabriela, seus ideais e conflitos é o eixo fixo da trama, com o qual se ligará todos os outros personagens. “Malhação: Vidas Brasileiras” vem com a missão de manter acessa a audiência de “Malhação: Viva a Diferença”, que foi considerada uma das melhores de todas as temporadas. É esperar e conferir.

Quem É Quem?!

– Gabriela Fortes (Camila Morgado) – Casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe dos gêmeos Alex (Daniel Rangel) e Flora (Jeniffer Oliveira) e da pequena Mel (Maria Rita), é professora de Português e Literatura no Colégio Sapiência. Além de uma profissional apaixonada pelo que faz, é corajosa e traz com ela a jovem idealista do passado.

– Alex Fortes (Daniel Rangel) – Aluno e filho da professora Gabriela. Ele tem um cuidado especial com as irmãs. Alex é um jovem animado, adora um agito e está sempre em busca de amizades. Namora Pérola Mantovani (Rayssa Bratillieri).

– Flora Fortes (Jeniffer Oliveira) – Aluna e também filha de Gabriela. Tem um talento artístico especial, principalmente na pintura. Na escola, ela se envolve com Tito (Tom Karabachian), que se apaixona por ela e admira seu talento.

– Pérola Mantovani (Rayssa Bratillieri) – Filha de Isadora Mantovani (Ana Beatriz Nogueira), mora em um condomínio de mansões na Barra da Tijuca, mas sua família perdeu todo o dinheiro que tinha após a prisão do pai Eduardo (Edson Celulari).

– Maria Alice da Paz (Alice Milagres) – Aluna bolsista da escola, Maria Alice parece frágil, mas é forte e pensa rápido. Filha de Rosália (Guta Stresser), praticamente nasceu na mansão de Isadora (Ana Beatriz Nogueira), patroa de sua mãe, mas foi novinha para a casa da tia no interior de São Paulo.

 

– Tito Laroche (Tom Karabachian) – Aluno da escola e neto de Heitor Laroche (Luis Gustavo), um conhecido maestro e músico. Perdeu seus pais ainda novo e hoje mora com o avô, única família que lhe restou.

– Érico Melo (Gabriel Fuentes) – Aluno bolsista da escola. É malandro, sedutor e ambíguo. Erico passou a viver com o tio Getúlio (Arlindo Lopes) depois que a mãe foi presa, acusada de um crime.

 

– Jade Poitier (Yara Charry) – Bonita e sedutora, implica muito com Flora e se interessa por Tito. É muito amiga de Pérola.

– Hugo Rabelo (Leonardo Bittencourt) – Bonito e de boa condição financeira, Hugo nunca conviveu com muita diversidade e é aquele aluno que tem o dom de falar besteira nas horas mais erradas.

– Verena Dias (Joana Borges) – Aluna bolsista da escola. É atleta e chama a atenção de todos na escola por sua aparência e comportamento.

– Amanda Garcia (Pally Siqueira) – Doce e amigável, a pernambucana Amanda veio para o Rio de Janeiro em busca de resolver um problema pessoal.

– Úrsula Bartolomeu (Guilhermina Libanio) – Sofre por ser estar fora dos padrões e evita contato com pessoas novas. É amiga de Flora e vai se identificar também com Maria Alice.

– Talíssia Costa (Luellem de Castro) – Bolsista da escola. É mãe de Valentina e vive em uma comunidade no subúrbio do Rio de Janeiro.

– Michael Müller (Pedro Vinicius) – Bolsista da escola. Michael é generoso, delicado e adora moda.

– Felipe Kavaco (Gabriel Contente) – Aluno da escola. É sempre muito alegre e ativo, o próprio piadista da turma. Muda de comportamento e passa a apresentar problemas de leitura, o que chama a atenção de Gabriela.

– Leandro de Jesus (Dhonata Augusto) – Bolsista da escola. Dançarino talentoso e de excelente caráter, Leandro é admirado e querido por todos no colégio.

– Márcio Porto (André Luiz Frambach) – Filho de Rafael, nasceu quando seu pai atravessava um momento muito difícil. Os dois acabaram não criando laços, e, ressentido, Márcio vai ao encontro do pai.

– Rafael Porto (Carmo Dalla Vecchia) – Fundador da ONG Percurso, foi um jovem idealista que se dedicou às causas dos índios e dos mais necessitados. Sempre sonhou em oferecer melhores condições de vida e estudo para os jovens que encontrava na rua.

– Mel Fortes (Maria Rita) – Filha caçula de Gabriela. É uma menina carinhosa, esperta e bastante questionadora. Nasceu quando os pais nunca imaginariam ter outro filho, mas é amada por toda a família, apesar de passar a maior parte do tempo sozinha.