in

O direito a uma segunda chance

A história da novela “Segundo Sol” pretende mostrar que todos podem se reinventar, aprender com os erros e ser feliz novamente

Emílio Dantas e Giovanna Antonelli numa das cenas dos primeiros capítulos de “Segundo Sol” na qual Beto/Miguel e Luzia descobrem as afinidades que os une / João Cotta-RG

Nesta segunda-feira, dia 14, entra no ar mais uma novela global; “Segundo Sol”, assinada por João Emanuel Carneiro vai contar várias histórias que se entrelaçarão com o destino de Luzia (Giovanna Antonelli).

A trama é ambientada na Bahia, a terra da diversidade cultural, do sincretismo, das belezas naturais, da culinária de tempero forte e do famoso carnaval. Nesse lugar fascinante, de cores intensas, onde o sol brilha quase todo o ano, a história vai mostrar que a cada novo dia você pode recomeçar, se reinventar, tornando-se o protagonista de sua própria caminhada.

Luzia viverá uma grande saga em busca de sua nova chance, de seu “segundo sol”. Mulher simples e batalhadora, ela terá a vida virada do avesso após se apaixonar por Beto Falcão (Emilio Dantas). Ela percorrerá uma longa jornada para reunir a família, despedaçada por uma série de armações de Karola (Deborah Secco), namorada de Beto, e Laureta (Adriana Esteves), figura poderosa da cena noturna de Salvador.

Tudo começa no ano de 1999, em Salvador. No histórico bairro de Santo Antônio Além do Carmo, vive a família Falcão. Beto, um dos quatro filhos de Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles), fez fama como cantor de axé, mas há cerca de três anos experimenta o gosto amargo do ostracismo. Os Falcão tiram o sustento do bar de caranguejo que fica no mesmo imóvel onde moram, mas correm o risco de perder a casa devido a um empréstimo realizado para a construção do estúdio musical do cantor. Para ajudar a pagar parte das dívidas, Beto aceita fazer uma apresentação em Aracaju, quando algo surpreendente acontece. O cantor perde o voo, o avião em que iria embarcar cai no mar e ele é dado como morto. Surge de imediato uma inesperada comoção nacional, elevando Beto à categoria de mito, o que atrai a cobiça de sua namorada Karola (Deborah Secco) e Remy (Vladimir Brichta). Em poucos minutos, o telefone de Remy começa a tocar sem parar com propostas de todos os tipos envolvendo a imagem do cantor “falecido” precocemente.

Sozinho na casa em que mora, arrasado por perder o voo, Beto se depara com a entrada de Karola e Remy, que quase caem duros quando veem o cantor são e salvo. Beto é convencido pela dupla de interesseiros a não se revelar e passar um período na fictícia ilha de Boiporã, paraíso com poucos habitantes, próximo a Salvador.  A dupla garante a Beto que em pouco tempo conseguirão recuperar o dinheiro para manter a casa da família e prometem explicar o plano a Dodô, Naná e aos irmãos.

É neste momento conturbado da vida de Beto que ele conhece Luzia. Abandonada pelo marido, ela cria sozinha um casal de filhos pequenos e ganha a vida catando mariscos na ilha de Boiporã. O cantor aluga a casa da irmã de Luzia, Cacau (Fabíula Nascimento) e a afinidade com a vizinha é imediata.

Assim como Beto, Luzia tem talento para a música, os dois se apaixonam e fazem planos de casamento, sem que ela saiba a verdadeira identidade do cantor. Mas logo a felicidade do casal é interrompida com a chegada de Karola à ilha. Ela se aproxima de Luzia e mente que está grávida só para separar os dois. Assustado, o cantor aceita que Karola fique em sua casa por um período e não se conforma com o afastamento de Luzia que recebe o apoio do amigo gringo, Groa (André Dias).

Enquanto isso, Karola volta a Salvador para anunciar a todos que está esperando um filho do cantor. Laureta (Adriana Esteves) fareja algo estranho. Laureta e Karola têm uma relação forte, mas longe de ser uma amizade verdadeira. A empresária é uma poderosa “promoter” de eventos, mas, na verdade, ela agencia moças e rapazes para programas com uma clientela selecionada.

Laureta decide ir atrás de Karola em Boiporã e descobre que Beto está vivo. É Laureta quem encontra o marido desaparecido da marisqueira, Edilei (Paulo Borges), e o traz de volta ao convívio da família. Tudo como parte dos planos para separar o casal.

Arrasado com a notícia da volta do marido de seu grande amor, e depois de saber que Luzia está grávida e acreditando que o filho não é seu, Beto pede a Luzia para conversarem. Os dois marcam no mirante, mas uma grande tragédia acontece. Edilei chega, depois de ser avisado do encontro por Karola, e, cheio de ódio, agride Beto, que cai desacordado. Para defender seu amor, Luzia empurra o marido para longe, mas ele despenca do mirante.

Uma série de acontecimentos posteriores, orquestrados por Karola e Laureta, fazem com que a marisqueira pareça culpada pela morte de Edilei e acredite que Beto não sobreviveu à pancada na cabeça. Depois do parto, Luzia recebe a notícia de que seu bebê nasceu morto. Alguns dias se passam e ela é surpreendida com a chegada de Groa, alertando que a polícia está no seu encalço por conta de uma denúncia de Laureta. Neste momento, ela percebe que foi vítima de uma armadilha e toma uma atitude contra Karola, complicando ainda mais a situação. Condenada a quase 30 anos de prisão, Luzia consegue fugir da cadeia e não enxerga outra saída a não ser aceitar a proposta de Groa para morar na Europa, sendo obrigada a abandonar seus filhos.

Esse será o eixo central da trama de “Segundo Sol”. A história é bem recheada e promete bem menos violência do que foi mostrada em “O Outro Lado do Paraíso”. Tem tudo para ser sucesso. É esperar e conferir.

Quem É Quem?!

– Luzia Batista/Ariella (Giovanna Antonelli) – Batalhadora, Luzia é uma mulher de coragem, personalidade forte e talento para a música. Nascida no pequeno povoado de Boiporã, criou os dois filhos, Ícaro e Manuela (Rafaela Brasil/Luisa Arraes), sozinha. No futuro será um DJ de sucesso.   

– Maria Claudia Batista, a Cacau (Fabíula Nascimento) – Irmã de Luzia deixa Boiporã para tentar a sorte em Salvador.  Obstinada em vencer na vida, vai trabalhar como cozinheira na casa da família Athayde e acaba se apaixonando pelo patrão Edgar.

– Manuela Batista Athayde (Rafaela Brasil/ Luisa Arraes) – Filha de Luzia, irmã de Ícaro. Com o sumiço da mãe, Manu passa a ser criada pela família Athayde, em cuja casa trabalha sua tia Cacau.

– Ícaro Batista (Thales Miranda/Chay Suede) – Filho de Luzia; é um rapaz emocionalmente instável e rebelde. Desde o sumiço da mãe, Ícaro foi criado pela tia Cacau, com quem tem uma relação conflituosa.

– Edilei (Paulo Borges) – Marido de Luzia e pai de Ícaro e Manu. Sumiu no mundo, deixando as crianças para Luzia criar sozinha. Reaparece pelas mãos de Laureta (Adriana Esteves). É agressivo e vive alcoolizado.

– Beto Falcão (Emilio Dantas) – Filho de Seu Dodô e Dona Naná, irmão de Clóvis, Remy e Ionan.  (Armando Babaioff). Criado numa família tradicional do bairro popular de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, Beto se torna um ídolo do axé, mas sua carreira logo entra em decadência.

– Carolina Falcão, a Karola (Deborah Secco) – Carismática, com grande senso de humor, esconde um passado miserável, quando vivia na favela de Alagados. Enxerga na falsa morte do namorado, Beto Falcão, uma oportunidade de enriquecer e, ao lado do amante Remy (Vladimir Brichta).

– Valentim Falcão (Danilo Mesquita) – Foi criado como órfão de pai e filho legítimo de Karola, mas, na verdade, é o filho roubado de Luzia com Beto Falcão.

 – Domício Falcão, o Dodô (José De Abreu) – Marido de Naná, pai de Beto. Patriarca amoroso e bom marido é, ao mesmo tempo, um paquerador desenfreado de moças jovens. Trabalha duro no comando do bar de caranguejo.

 – Nazira Falcão, a Naná (Arlete Salles) – Mãe de Beto. Figura doce e bem-humorada é uma esposa exemplar e mãe carinhosa. Seu único defeito é mimar os filhos em excesso. Faz vista grossa para os casos que o marido tem com moças jovens.

– Gorete Falcão (Thalita Carauta) – É desbocada, mentirosa e atrapalhada. Se acha incapaz de despertar o amor em alguém.

– Nestor Maranhão (Francisco Cuoco) – É um homem solitário, firme e metódico, eternamente apaixonado por Naná.

– Laureta Botini (Adriana Esteves) – Ao olhar de todos é uma figura extrovertida e enérgica, mas na intimidade é uma mulher solitária, amargurada e amoral, capaz de ir até as últimas consequências para conseguir o que quer.