in

Nova novela da Globo promete muita emoção em horário nobre

Escrita por Walcyr Carrasco, “O Outro Lado do Paraíso” tem ingredientes de um dramalhão mexicano, mas com tramas que só um talentoso autor pode costurar

Gael ( Sergio Guizé ) e Clara ( Bianca Bin )

Não vai ser fácil, mas Walcyr Carrasco, com todo seu talento, vai fazer de tudo para manter os excelentes índices de audiência que “A Força do Querer” conquistou para o horário das 21 horas. Glória Perez caprichou na trama que acabou na última sexta-feira e fez o departamento comercial da Globo disparar.
“O Outro Lado do Paraíso” novela que estreia na emissora nesta segunda é uma história de amor, ambição e vingança. “Através da saga da heroína Clara (Bianca Bin), temos os elementos do folhetim clássico em uma estrutura romântica por excelência, mas com temáticas modernas”, define o autor Walcyr Carrasco.
Ambientada no Tocantins, especialmente em Palmas e na região paradisíaca do Jalapão, a novela conta a história de Clara, que vive com o avô Josafá (Lima Duarte). “O Jalapão é um lugar mágico, um sertão diferente. Um local bem árido, com grandes cânions e, ao mesmo tempo, com cachoeiras, rios e fervedouros. É a natureza em estado puro. Nosso objetivo é conseguir captar toda a beleza da região”, explica o diretor Mauro Mendonça Filho.
A mudança no destino de Clara é selada quando ela conhece Gael (Sergio Guizé), herdeiro de uma família de Palmas que passa uns dias de férias no Jalapão. A atração entre os dois é imediata, e ela, sem dúvida do que sente, se entrega a essa paixão, que a levará do céu ao inferno.
Além do temperamento agressivo de Gael, Clara vai enfrentar ainda o maior de seus obstáculos para ser feliz: Sophia (Marieta Severo), sua sogra. Estrategista, a matriarca quer acabar com os planos de casamento do filho, mas muda de ideia ao descobrir que há esmeraldas nas terras do avô de Clara. Sophia enxerga nesta oportunidade a chance de salvar sua família da decadência e, para realizar todos os seus desejos, tem de convencer – ou forçar! – Clara e Josafá (Lima Duarte) a permitirem o garimpo de pedras no local.
Sophia é do tipo que desconhece empecilhos. Ela apoia o casamento do filho. Já em Palmas, finge ser amiga da nora todas as vezes em que Gael se descontrola e explode. Clara, sempre convencida de que é uma fase, perdoa o marido e acaba engravidando. O próximo passo de Sophia é tirar Clara do seu caminho, nem que para isso precise usar Gael. Com a ajuda de sua filha Lívia (Grazi Massafera), do psiquiatra Samuel (Eriberto Leão), do delegado Vinícius (Flavio Tolezani) e do juiz Gustavo (Luis Melo), Sophia executa um plano sórdido: isola Clara por dez anos em uma clínica psiquiátrica, numa ilha.
O tempo passa e Clara, agora ciente da armação, quer sua vida de volta. Fazer justiça e ter a oportunidade de retomar a convivência com o filho, herdeiro de todas as terras e o responsável pela fonte de riqueza da família de Sophia, passam a ser suas metas. Clara deseja fazer com que seus verdadeiros algozes paguem por anos de sofrimento e abandono. Todos que, manipulados e influenciados por Sophia, atestaram sua falsa insanidade no passado.
Um personagem que gerará bastante polêmica será o de Samuel, o psiquiatra que ajudará a internar a força Clara. Ele envolve-se com a enfermeira Suzy (Ellen Rocche) na tentativa de esconder sua homossexualidade, ao mesmo tempo em que é homofóbico e vive em conflito por sua condição. Mais um personagem da novela das nove que vai dar o que falar!
Para compor o figurino dos personagens da trama de Walcyr Carrasco, a figurinista Ellen Milet, que também trabalhou com o autor em “Verdades Secretas”, dividiu os núcleos de “O Outro Lado do Paraíso” em três universos: Palmas, Jalapão e Rio de Janeiro. “São lugares de muitos contrastes. Temos o sol e as altas temperaturas do Jalapão que resultam num figurino com tecidos mais leves, e um Rio de Janeiro mais frio, com clima mais ameno, que refletem nos figurinos dos personagens que vivem na cidade como Beth (Gloria Pires) e Jô (Barbara Paz)”, explica. Já em Palmas domina o estilo de Sophia (Marieta Severo), com bordados e franjas. Para a caracterização da grande vilã da história, Marieta clareou os cabelos com mechas douradas pela primeira vez. “As cores do guarda roupa de Sophia são preto, branco e muito dourado. Também é marca registrada dela o colar dourado com pingente em forma de coração”, explica Ellen. O visual de Sophia inclui ainda chapéus no estilo Panamá, que agregam dupla funcionalidade: proteção contra sol e um charme a mais. Também foram confeccionados outros 100 modelos masculinos e femininos para os diferentes perfis de personagens.
Walcyr Carrasco coleciona inúmeros sucessos na teledramaturgia, como “O Cravo e a Rosa”, “Êta Mundo Bom!”, “Alma Gêmea” e muitos outros e agora está apostando todas as suas fichas em “O Outro Lado do Paraíso”. “É uma novela com todos os elementos clássicos de um folhetim, com uma grande história de amor e com outras tramas muito modernas. Com emoção e sentimento, vai discutir temas profundos dos dias de hoje” revela o autor que conclui: “O primeiro assunto fundamental é a violência contra a mulher. Um número imenso de mulheres sofre hoje, em seus lares e fora de casa também. É uma forma de alertar e mostrar para elas que podem ir adiante e enfrentar a situação”.
“O Outro Lado do Paraíso” tem tudo para ser um grande sucesso. Agora é só esperar a estreia para ver qual será a reação do público.