in

Irene Ravache, uma atriz de muitas faces

Vivendo os momentos finais de Sabine, sua personagem em “Pega Pega”, a atriz é uma das mais respeitáveis artistas brasileiras

Sabine (Irene Ravache)

Brilhantemente Irene Ravache vem interpretando a milionária Sabine, um das protagonistas de “Pega Pega”. Mulher sofisticada e muito poderosa, a personagem da veterana atriz está fazendo a diferença na trama escrita por Claudia Souto que infelizmente caminha para seus capítulos finais.

Irene Yolanda Ravache Paes de Melo nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1944, mas o grande público a conhece simplesmente como Irene Ravache. A ideia de seguir a carreira artística surgiu quando a ainda adolescente Irene assistiu a sua primeira peça de teatro; ela tinha estudado piano e já havia pensado em ser bailarina, mas mudou os rumos de sua história, estudou Teatro e, num golpe do destino, seu noivo teria que vir a São Paulo para fazer teste para uma peça de Gianfrancesco Guarnieri e Irene decidiu acompanhá-lo. Resultado, a atriz acabou no elenco da peça “Eles Não Usam Black-Tie”, encenada no Teatro de Cultura Popular, sob a batuta do diretor Oduvaldo Vianna Filho.

A estreia na televisão foi através do Jornalismo. Na TV Rio, Irene estrelou o programa “Pergunte Para o João”, no qual ela lia as perguntas mandadas pelos telespectadores, ligadas a conhecimentos gerais, e uma marionete respondia. Nesta mesma época, ou seja, final dos anos 60, Irene trabalhou ao lado de Heron Domingues, João Saldanha, Nelson Rodrigues e Ebrahim Sued em um programa no qual a atriz lia pequenas notas. Era o que tinha de melhor na televisão, a atração fazia muito sucesso.

O seu ingresso na Globo em 1965 se deu por sua própria iniciativa; depois de muito esperar para ser atendida, interpelou um dos diretores no estacionamento e apresentou suas credenciais afirmando que merecia uma chance.

Em meio à sua maratona artística, Irene Ravache casou-se e teve seu primeiro filho em 1965, no entanto, algum tempo depois, ela separou-se.

No início dos anos 70, a atriz aprimorou-se em técnica vocal e um novo amor encheu seu coração e ela começou a namorar Edison Paes de Mello Filho e formam morar juntos; desta união nasceu mais um filho.

Lembrando o início da carreira, Irene Ravache trabalhou em inúmeras peças de teatro, destacando que também atuou como diretora de várias produções e ainda como atriz de cinema. Na telona, ela contabiliza onze filmes.

A sua primeira novela global foi “Elas Por Elas” e sempre em papéis marcantes. Vale lembrar a sua parceira com o saudoso Jardel Filho, em “Sol de Verão”; o ator morreu em plena atividade quando faltavam poucos capítulos para o final da história.

Um dos seus personagens mais memoráveis foi a Dona Lola, da novela “Éramos Seis”, produzida pelo SBT em 1994. Destacou-se também em “Belíssima” na pele da grega Katina e em “Eterna Magia”, dando vida à sofrida Loreta O’Neil. Em “Passione” fez a inesquecível Clô. Memorável foi a Charlô no remake de “A Guerra dos Sexos”, na qual mostrou o seu potencial para a comédia.

Voltando para a novela “Pega Pega”, Sabine é uma mulher misteriosa e que esconde segredos em seu passado. Especula-se que ela tenha roubado o filho de Madalena (Virginia Rosa) quando a criança estava na praia com o pai. Por que o relacionamento entre Sabine e Lígia (Ângela Vieira) é tenso? Qual a ligação de Sabine com o acidente que matou a mulher de Eric (Mateus Solano)? O folhetim caminha para seus momentos finais e promete responder a todo esse mistério. É esperar e conferir.

Falando da atriz, Irene Ravache se define como uma “mulher em processo de aprendizagem” e é sempre muito curiosa quanto as suas personagens. É deste modo que a artista renova as suas energias e está sempre em busca de novos objetivos.