in

A trajetória do maior homem da Humanidade contada numa novela

Nesta terça-feira, a Record estreia “Jesus”, mais uma produção baseada no relato bíblico

O ex-global Dudu Azevedo será o protagonista de “Jesus” interpretando o personagem bíblico, aclamado pelos cristãos como sendo o maior homem da Humanidade

Após o fracasso de “Apocalipse”, a Record volta a apostar em novelas bíblicas de época e agora sua grande estreia será “Jesus”, que promete conquistar os telespectadores a partir desta terça-feira, dia 24 de julho. A trama que está sendo escrita por Paula Richard e tem direção geral de Edgard Miranda, vai ao ar de segunda a sexta, às 20h45.

Dudu Azevedo conquistou seu espaço na Record e foi o escolhido para protagonizar “Jesus”, vivendo nada mais, nada menos que o personagem-título da novela. Assim como conta a Bíblia, Jesus, filho de Deus, enviado pelo Pai, vem ao mundo como homem por amor à humanidade. Quebrará paradigmas religiosos, investirá contra os vendilhões do templo, revelando quem é, de fato, o inimigo da humanidade. Jesus enfrentará ódios, calúnias, perseguições. Sua missão será mostrar a todos, homens e mulheres, que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e Dudu Azevedo promete surpreender os telespectadores neste papel, talvez o personagem mais conhecido da Humanidade.

As primeiras imagens da novela foram gravadas na África, em Marrocos. Dudu Azevedo, que vive o protagonista da trama, o diretor geral Edgard Miranda e grande parte do elenco viajaram com a equipe técnica da produtora Casablanca para o trabalho no continente africano.

A cidade de Ouarzazate, a 197 quilômetros de Marrakesh, foi a principal locação utilizada pela emissora para as filmagens da novela. É nas instalações do Atlas Studios, um dos principais estúdios de cinema do mundo, que grande parte das cenas foram rodadas. O local é próximo ao deserto do Saara, com temperaturas que passam, facilmente, dos 40 graus. Grandes produções cinematográficas foram filmadas neste complexo de gravação como “Lawrence da Arábia”, “Gladiador” e “Reino do Céu”, além da aclamada série de TV “Game of Thrones”.

Setenta e um profissionais, incluindo elenco, direção e a equipe técnica da produtora Casablanca, foram para o Marrocos. Esse número de profissionais representa apenas um terço de toda a equipe empenhada nas filmagens da novela no país. Em torno de 70 por cento do total da equipe foram de profissionais marroquinos e 150 figurantes locais foram contratados para as gravações. Um verdadeiro acervo de peças de roupas teve que ser enviado para o destino internacional. Segundo o figurinista responsável, Severo Luzardo, foram 85 malas de peças de figurino para o país africano.

Como todo bom enredo de novelas, “Jesus” mesclará personagens bíblicos com personagens fictícios que prometem compor um enredo instigante para prender o telespectador. Os personagens fictícios e suas histórias serão influenciados pela trajetória de Jesus de Nazaré recriando a atmosfera da época, sua política e costumes do povo. Promete ser bem interessante. É esperar e conferir.

Quem É Quem?!

– Jesus (Dudu Azevedo) – Filho de Deus. Enviado pelo Pai, vem ao mundo como homem, por amor à humanidade. A sua missão será mostrar a todos, homens e mulheres, que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

– João Batista (Iano Salomão) – Parente de Jesus, regulando com Ele em idade. Anuncia e prepara o caminho do Messias. Homem corajoso e de grande fé. Veste-se com pele de camelo, alimenta-se com gafanhotos e mel silvestre.  Ele será degolado e sua cabeça sendo trazida a Antipas numa bandeja. 

– Maria Madalena (Day Mesquita) – Nascida em Magdala. Judia helenizada, viúva de um romano, retorna a Jerusalém e se envolve com o centurião Petronius. Jesus a livra de sete demônios. Torna-se sua discípula.

– Adela (Adriana Garambone) – Cometeu adultério, abandonou marido, os filhos Dimas e Gestas, e teve outra filha, Diana. Ela acaba se prostituindo pelas ruas de Jerusalém. Irá se envolver com Barrabás, e será encontrada pelos filhos, que a rejeitam. 

– Anás (Paulo Figueiredo) – Sumo sacerdote, líder com grande influência mesmo após ser afastado da função. Braço direito de Caifás, falso seguidor das leis de Deus. Desenvolve ódio por Jesus quando Este critica os vendilhões do templo, entre os quais ele se encontra.  É o primeiro a interrogar Jesus quando Este vai preso.

– Caifás (Rony Kriwat / Eucir de Souza) – Sacerdote do Templo de Jerusalém. Capaz de tudo pelo poder. Lobo em pele de cordeiro. Esperto, hipócrita, lascivo. Hipócrita, prega as leis de Deus sem segui-las. Ao sentir-se ameaçado por Jesus, planejará sua morte.

– Pôncio Pilatos (Nicola Siri) – Romano. Governador da Judeia, na época em que Jesus é crucificado. Homem firme. Para manter a ordem, é capaz de ordenar massacres. Despreza os judeus e odeia viver em Jerusalém. Tenta salvar Jesus da crucificação, por influência de Claudia, mas falha no intento.

– Satanás (Mayana Moura) – Anjo decaído, expulso do céu.  Principal e poderoso antagonista de Jesus, contando com demônios a seu serviço. Dedica-se a corromper homens e mulheres, surgindo aqui e ali, na sinistra missão de trazer o caos ao mundo. Revoltado com a vinda de Jesus a Terra, tenta corrompê-lo, através de promessas de poder e riqueza. 

– Maria de Nazaré (Juliana Xavier / Claudia Mauro) – Nascida em Nazaré. Casada com José. Mãe de Jesus, terá mais quatro filhos e duas filhas: Simas, Judá, José, Tiago Justo, Eliseba e Yoná. Quando noiva, o anjo Gabriel lhe anuncia que será fecundada pelo Espírito Santo. Vivendo numa sociedade em que a mulher é fortemente discriminada, Maria será acusada de adúltera, sendo inclusive ameaçada de morte. Enfrentará tudo com coragem e dignidade. Conceberá Jesus ainda virgem. Mãe amorosa, sofrerá terrivelmente com o sacrifício de Jesus.

– Salomé (Valentina Bulc) – Bela moça judia, filha de Herodíade e Felipe. Torna-se enteada de seu tio Antipas, quando Herodíade larga o marido para juntar-se ao cunhado. A maldade de Herodíade chega ao ponto de usar Salomé para conseguir a cabeça de João Batista, que a reprova publicamente pelo adultério. Depois disso, Salomé abre os olhos, e enxerga quem de fato é sua mãe.

 – Caius (Felipe Roque) – Soldado romano, inescrupuloso, falso, aproveitador. Seduzirá Deborah, filha de Arimatea, desprezando-a depois.  Ele será um dos mais cruéis soldados a açoitar e martirizar Jesus.

– Herodes, o Grande (Paulo Gorgulho) – Rei da Judeia. Submisso a Roma, obedece às determinações de César para se manter no poder. Teve muitas mulheres e vários filhos. Homem cruel, insensível. Sofre de uma doença que lhe provoca pústulas pelo corpo. Num dos delírios paranoicos, manda matar sua amada esposa Mariana. Ordena também a morte de alguns filhos. Promoverá a matança de crianças de até dois anos quando os Magos do Oriente lhe falam sobre o nascimento do Messias. 

– Anjo Gabriel (Raphael Sander) – Ele anunciará à Maria que ela conceberá por meio do Espírito Santo, e apaga as desconfianças de seu noivo José, tranquilizando-o. Leva também a Zacarias a boa nova de que sua esposa, estéril até então, engravidará, dando à luz o precursor do Messias.