in

Furto de veículos dispara 180% em um mês em Nova Odessa, revela Secretaria de Segurança

Dados mostram também que no primeiro semestre, cidade contabilizou 294 furtos, ou seja, a cada 24 horas, ao menos uma pessoa é alvo da ação de ladrões nesse tipo de crime contra o patrimônio

furto-de-veiculos-dispara-180-em-um-mes-em-nova-odessa-revela-secretaria-de-seguranca-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Nova Odessa registra uma escalada nos índices de criminalidade de furtos de veículos. De acordo com dados recentes divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o número de furtos de veículos na cidade saltou de cinco casos em maio para 14 em junho, representando um aumento de 180% no período. No acumulado do ano, 42 veículos já foram furtados em Nova Odessa.
Conforme a SSP, o total de furtos em junho é bastante superior aos demais meses do ano. Em janeiro, foram oito furtos de veículo; em fevereiro, seis; em março, dois; em abril, sete; em maio, cinco; e em junho, 14.
No primeiro semestre de 2024, a cidade ainda contabilizou um total de 294 furtos, somando os gerais e os específicos de veículos. Ou seja, a cada 24 horas, ao menos uma pessoa é alvo da ação de ladrões nesse tipo de crime contra o patrimônio.
Especialistas em segurança apontam que alguns fatores podem colaborar para esse aumento, como policiamento ostensivo insuficiente, falhas na iluminação pública e a ausência de sistemas de monitoramento em áreas críticas. Além disso, a rápida revenda de peças de veículos furtados no mercado paralelo dificulta a recuperação dos bens e a identificação dos criminosos.
Populares temem com a alta de furtos de veículos de um mês para o outro. “Fico esperto, fiquei sabendo que na Vila Azenha levaram caminhão de madrugada, então procuro nem deixar o carro da minha filha pra fora, não podemos dar vez pro ladrão”, disse Adalto Santos.
Nova Odessa também anotou neste primeiro semestre uma onda de furtos contra comércios na região central da cidade e empresas precisaram mudar de endereço devido aos prejuízos com arrombamentos e furtos de equipamentos de trabalho.
A recomendação é que os donos de veículos adotem medidas de segurança adicionais para além do seguro, como o uso de travas de volante, alarmes e estacionamento em locais iluminados e movimentados, além de comunicação entre a população e polícia.

OUTRO LADO
Questionada, a SSP informou que está atenta à variação dos indicadores na cidade e tem reforçado o policiamento e ações de investigação em toda a região. “Como resultado, os furtos de veículos recuaram 34,4% no primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período de 2023. Da mesma forma, os furtos e roubos em geral caíram 4,5% e 29,4%, respectivamente, em igual comparativo. Os esforços das forças de segurança também permitiram recuperar mais de 40 veículos produtos de roubo e/ou furto, e prender e apreender 93 criminosos”, argumenta.
A Prefeitura disse que vem investindo em Segurança Pública, “especialmente na GCM (Guarda Civil Municipal), nos últimos três anos, começando pela criação da inédita Secretaria Municipal de Segurança Pública”. “As parcerias com as Polícias Civil e Militar foram retomadas e intensificadas, com ações preventivas ostensivas conjuntas sendo realizadas constantemente”.

MAIS CRIMES
Segundo a SSP-SP, Nova Odessa ainda teve um aumento de 125% no número de casos de estupro no primeiro semestre de 2024. De acordo com os dados da SSP-SP, a quantidade dessas ocorrências de abuso sexual saltou de quatro no primeiro semestre de 2023 para nove no mesmo período deste ano. Esse é o maior número de abusos sexuais para o período na cidade desde 2017, quando dez ocorrências foram registradas.
Além dos abusos sexuais em alta, o número de homicídios dolosos (crime em que há intenção de matar) registrados em 2024 já é o maior dos últimos quatro anos em Nova Odessa, de acordo com a SSP-SP. Até o momento, a cidade contabiliza três assassinatos, superando os números dos anos anteriores.