O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa está arrecadando doações para as vítimas das chuvas e deslizamentos de encostas em São Sebastião, no litoral norte paulista. A realização da ação foi uma solicitação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho).
As doações podem ser entregues pela população em geral, grupos de pessoas e empresas da cidade e da região diretamente na sede do Fundo, na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro (junto ao Espaço Melhor Idade), nos dias úteis, das 8h às 16h.
O caminhão com o primeiro carregamento de itens arrecadados deve se dirigir para uma central de triagem indicada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo já neste final de semana.
São aceitas doações de alimentos não perecíveis (e dentro da data de validade), água mineral, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, agasalhos em bom estado de conservação e roupas de cama e banho.
“Agora é um momento de unir forças e ajudá-los. O prefeito e o vice estão vendo o desespero dessas pessoas e decidiram mobilizar a população de Nova Odessa para ajudar, principalmente com água mineral, roupa de cama e produtos de limpeza. Mas aceitamos qualquer tipo de doação que não seja perecível”, explicou a presidente voluntária do órgão, Rose Miranda – que é irmã de Mineirinho.
Segundo balanço atualizado nesta quinta-feira pelo Governo do Estado, as chuvas e deslizamentos de encostas do final de semana causaram 48 óbitos confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba. Vinte e seis corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 10 homens adultos, nove mulheres adultas e sete crianças.
Atualmente, a prioridade das forças de Segurança segue no socorro às vítimas e no fornecimento de itens essenciais aos mais de 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados em todo o litoral norte do Estado.
O Fundo Social de São Paulo já arrecadou mais de R$ 660 mil em recursos para a aquisição de cestas básicas e cobertores para as vítimas das chuvas no litoral norte. Desde o início da campanha, o órgão já enviou cerca de 55 toneladas de donativos para as cidades de Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Apenas na quarta-feira (22/02), foram entregues 17,1 toneladas de doações para as vítimas da chuva no litoral norte paulista.
Saiba como ajudar em https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/litoral-norte-como-ajudar/.