As fortes chuvas que atingiram Nova Odessa entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira provocaram alagamentos de ruas e avenidas, impedindo a passagem de veículos e pedestres, e elevaram o nível do Ribeirão Quilombo em 1,30 metro, causando muita preocupação nas famílias ribeirinhas. De acordo com a estação pluviométrica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), foram contabilizados 52 milímetros de chuva na cidade.
Na Avenida Ampélio Gazzetta, por exemplo, somente carros “altos”, como caminhonetes e caminhões, conseguiam passar na manhã desta quarta-feira, já que o trecho próximo à entrada para os bairros que ficam na região do São Manoel estava completamente alagado. O trânsito também temporariamente impedido na Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, no cruzamento com a Avenida Brasil, também por conta das águas que invadiram o leito. O campo de futebol do Jardim São Jorge também ficou debaixo d’água, com o mesmo acontecendo em várias ruas do bairro mais próximas ao Ribeirão Quilombo.
“Devido às chuvas nas cidades a montante (Campinas, Paulínia, Hortolândia e Sumaré), o nível do Ribeirão Quilombo subiu 1,30m e as águas atingiram o leite de algumas ruas dos bairros ribeirinhos, mas nenhum imóvel foi atingido até o momento. A situação é acompanhada 24h por dia pela Defesa Civil Municipal. Já as fortes chuvas que atingiram a cidade nessa madrugada causaram pontos de alagamentos em vias públicas. Isso acontece nos locais onde, historicamente, os córregos locais são canalizados sob passagens de avenidas. Estes problemas, gerados por águas pluviais, são pontuais, momentâneos e monitorados in loco nesta manhã pelas equipes do Setor de Trânsito”, informou, em nota, a Prefeitura no final da manhã de ontem.
RECENTE
No final de novembro, um temporal de granizo, acompanhado de fortes ventos, provocou destruição em vários bairros da cidade. Casas foram invadidas pela água da chuva, ruas ficaram alagadas por conta do aumento do nível dos córregos Palmital e Capuava e também do Ribeirão Quilombo. Quase 30 árvores foram derrubadas pela ventania, assim como três postes de energia elétrica. Boa parte de Nova Odessa ficou sem luz por várias horas e duas pessoas que estavam em uma moto pela Rodovia Walter Manzatto – que liga Nova Odessa a Sumaré – foram arrastadas pela força das águas, socorridas e tiveram apenas ferimentos leves.