Sumaré será palco, entre os dias 1º e 3 de agosto, da primeira edição do Festival Curta Cine Sumaré, que promete mergulhar o público no universo do cinema independente nacional e internacional. A programação, recém-divulgada, reúne 66 produções entre curtas-metragens de ficção, documentário e animação — todas com entrada gratuita no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza.
Na Mostra Competitiva, 25 filmes concorrem em 10 categorias com prêmios em dinheiro e a estatueta oficial do Curta Cine 2025. Os destaques serão escolhidos por um júri especializado nas categorias de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Atuação, Trilha Sonora e mais. Paralelamente, o festival exibe outras 41 obras selecionadas para as mostras não-competitivas Nacional e Internacional, além da Mostra Sumaré, com produções locais.
“Recebemos 731 inscrições e foi um desafio imenso selecionar o que ia pra tela. A qualidade dos filmes brasileiros nos impressionou”, afirma Diego Trevisan, produtor cultural e organizador do evento. “A curadoria buscou diversidade de gênero e linguagem. Vai ter drama, comédia, ação, suspense… tudo o que o cinema independente tem de mais criativo e ousado.”
Além das exibições, a programação inclui debates com realizadores, sempre às 9h30 no Jaguary Hotel, e uma oficina gratuita de roteiro para cinema, nos dias 2 e 3 de agosto, das 13h às 15h30. A atividade será conduzida por Danilo Pessôa, roteirista premiado, e é voltada a iniciantes que queiram aprender os fundamentos da escrita cinematográfica. As vagas são limitadas, com inscrição via formulário online.
Destaques da Programação
📍 Sexta-feira (1º/08)
- 13h – Início das mostras paralelas, com filmes nacionais e estrangeiros como Hariaren Amaieran (Espanha) e Bird Drone (Austrália)
- 18h30 – Cerimônia de abertura
- Mostra Sumaré: A Cura dos Corpos
- Mostra Competitiva: Dependências, Além do Terno, Rixa, Passa a Bola, entre outros
📍 Sábado (2/08)
- 9h30 – Debate com realizadores
- 13h – Mostras paralelas com filmes como Pioinic, Bonita de Rosto e Pietra (coprodução internacional)
- 18h30 – Mostra Sumaré: Será que Ele Gosta de Mim?
- Mostra Competitiva com Gazela, Hellhound, Sereia e mais
📍 Domingo (3/08)
- 9h30 – Debate
- 13h – Último bloco das mostras paralelas, com destaques como O Poético Fim das Mulheres que Amei, Nap (Espanha) e La Falta (Argentina)
- 18h30 – Mostra Sumaré: Vai dar Tempo
- 19h – Cerimônia de premiação
Serviço:
📽️ Todas as exibições
📍 Anfiteatro do Seminário de Nova Veneza
Av. Brasil, 1111 – Jardim Nova Veneza, Sumaré-SP
🗣️ Debates
📍 Jaguary Hotel
Rua Luiz José Duarte, 199 – Centro, Sumaré
📝 Oficina de Roteiro (2 e 3/08, das 13h às 15h30)
📍 Ballet Giovana Menuzzo
R. Antônio do Vale Mello, 571 – Centro, Sumaré
🔗 Inscrição gratuita (vagas limitadas)
O Curta Cine Sumaré é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Sumaré e curadoria da Bilateral Filmes. Para quem curte cinema de verdade — e gratuito —, é só chegar.