Por Mauricio Godoy
“A Festa Ligo está de volta, após dois anos de pandemia. Queremos manter a tradição, com muita música e dança folclórica, gastronomia e artesanato. Enfim, será uma noite de festa e muita interação entre brasileiros e letos”, completou Felipe Albrecht, o presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta.
Segundo Felipe Albrecht, o Ligo é uma tradição ancestral que continua sendo celebrada por ser um dos feriados mais queridos na Letônia; quando o povo leto comemora o dia do solstício de verão, com a noite mais curta e o dia mais longo do ano, ou seja, é a chegada das boas colheitas.
As festividades começam amanhã, sexta-feira, onde haverá um ensaio aberto a todos aqueles que quiserem conhecer e praticar os passos das danças que serão apresentadas no sábado, o evento principal da temporada. As danças letas se assemelham às danças circulares e também remetem às nossas festividades juninas, com movimentos repetitivos, passos em duplas, posicionamentos esquerdos e direitos, incluindo também passos coletivos e passos individuais. O ensaio acontece nas dependências da Escola Estadual João Thienne, no Centro, a partir das 19 horas.
No sábado, o encontro mais importante do calendário, o trio “Ligo Muzikanti”, composto por Tenis Dimants, Egija Laura Preise e Liene Smilgaine, se apresenta, a partir das 18 horas, na Festa Ligo, que acontecerá no Espaço Cultural Leto “Ralfo Klavin”, no Altos do Klavin.
Na programação, comida típica, artesanato, danças e músicas etc. A entrada custa R$ 5 e crianças não pagam. Neste dia haverá música ao vivo, do trio vindo da Letônia, especialmente para Festa e haverá também as danças típicas em grupo. Um destaque também é a grande fogueira, um dos rituais da festa, este, por exemplo, na abertura. A fogueira permanece aquecendo a noite toda.
No domingo, a festa segue nos mesmos moldes, mas ao luz do dia. Haverá a mesma programação do sábado mas a estrela do almoço de domingo é o “galeto leto”. O famoso e conhecido prato já está à venda e a compra pode ser feita com os voluntários da festa, entre eles, o próprio presidente, Felipe, pelo telefone: (19) 92002-4966. A cobertura completa acontecerá na coluna social AlmanaQ.