Visando agilizar o atendimento e garantir um direito fundamental da população, a Farmácia Central e de Alto Custo da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa adota, a partir de novembro, o agendamento prévio para a entrega de medicamentos de alto custo aos pacientes com processos ativos (aqueles que já fazem a retirada habitualmente). Para a dispensação dos medicamentos de alto custo, será necessário o agendamento telefônico de dia e horário. O atendimento para os demais medicamentos não será alterado.
A medida se dá devido ao aumento significativo da demanda na Farmácia Municipal de Alto Custo, seja pela divulgação constante dos medicamentos disponíveis ou pela “migração” de pacientes que se utilizavam da rede particular de Saúde e que agora dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.
A farmacêutica Lilian Cristina Pelusch Martinelli explicou que a regra vale apenas para os casos em andamento e de alto custo. “Foi necessário repensar o atendimento, portanto, reforçamos que o sistema de agendamento do dia e horário para a retirada dos medicamentos é apenas para os pacientes que já possuem processos ativos”, disse.
Para a farmacêutica, “todo processo de mudança pode causar algum desconforto inicial e a adaptação pode levar algum tempo”. Ela afirmou ainda que “esta é uma mudança necessária, e que o próprio usuário poderá vislumbrar a melhoria no atendimento da Farmácia de Alto Custo”.
“Neste primeiro momento, de implantação do agendamento, estamos orientando os pacientes um a um e explicando os motivos de realizarmos o agendamento, bem como sobre a importância de que os dias e horários agendados sejam respeitados”, acrescentou Lilian.
Neste primeiro momento, no entanto, “todos os pacientes que estão vindo à Farmácia de Alto Custo para a retirada de medicamentos fora do dia e hora agendados estão sendo atendidos e orientados para a que as próximas retiradas sejam feitas nos dias e horários agendados”.
Já no primeiro atendimento para entrega de documentação de novos casos, ou renovações, os pacientes são atendidos mediante entrega de senha, de segunda a sexta, das 7h às 13h, horário normal de atendimento à população da Farmácia de Alto Custo.
“Trabalhamos para melhorar cada vez mais o atendimento à população com serviços de qualidade. Ressaltamos que a partir de novembro, a entrega dos medicamentos aos pacientes que já possuem processos ativos será realizada somente no dia e horário agendados. Caso ele não consiga comparecer, pedimos que ligue para os telefones (19) 3466-1173 e 3466-2493 para remarcar nova data e horário para atendimento”, finaliza Lilian.
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Farmácia Central adota agendamento prévio para a entrega de medicamentos do Alto Custo
A farmacêutica Lilian Cristina Pelusch Martinelli explicou que a regra vale apenas para os casos em andamento e de alto custo.
