Famílias de Nova Odessa inscritas do CadÚnico já podem fazer o agendamento para receber o kit gratuito com a nova antena parabólica digital. O serviço é destinado para pessoas que possuem rendas menores e que têm o equipamento tradicional funcionando em casa. O Paraíso do Verde está na lista das 439 cidades que fazem parte da terceira fase do programa.
De acordo com a Siga Antenado, ONG responsável pela distribuição, a substituição do equipamento é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. No entanto, as famílias que utilizam outros meios para assistir televisão, como antena digital interna e TV por assinatura, não precisam fazer a troca.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com o kit. As famílias que se enquadram no perfil para receber o kit devem agendar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. O beneficiário deverá informar dados pessoais, como o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).
Ainda segundo o ministério, entre os estados com mais cidades que podem fazer o agendamento está São Paulo, com 163 municípios. Na sequência estão Santa Catarina (36) e Paraná (33). Quem não realizar a troca poderá ter interferência no sinal de televisão e, após um tempo, não conseguir mais acompanhar a transmissão.
SIGA ANTENADO
A Siga Antenado é uma organização não governamental, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sem fins lucrativos, com o intuito de apoiar a população que possui renda menor a trocar o sinal de TV parabólica tradicional para o sinal das parabólicas digitais. “Quem assiste TV pela parabólica tradicional – aquela que é grande, feita de tela, toda furadinha – precisa substituir seus equipamentos pela nova parabólica digital e por um receptor preparado para a banda ku. Em breve, esse modelo de antena vai parar de funcionar. Portanto, quanto antes fizer a substituição pela nova parabólica digital, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova tecnologia”, traz nota divulgada pela organização.