in

Falta de ginecologistas na UBS do Jardim São Francisco prejudica pacientes, em Nova Odessa

Prefeito Leitinho é cobrado para explicar motivos da ausência de especialista na unidade de saúde e pressionado a resolver o problema; ‘ginecologistas são essenciais para a saúde da mulher’, diz vereador

falta-de-ginecologistas-na-ubs-do-jardim-sao-francisco-prejudica-pacientes-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

A UBS (Unidade Básica de Saúde) IV, do Jardim São Francisco, em Nova Odessa, está com uma séria deficiência de atendimento especializado na área de ginecologia, afetando diretamente a saúde das mulheres do bairro. A falta de ginecologistas tem gerado complicações, incluindo o adiamento de exames preventivos e o atraso no diagnóstico de doenças.
A ginecologia desempenha um papel central na promoção da saúde feminina, abrangendo desde o acompanhamento da saúde reprodutiva até a prevenção de doenças graves como o câncer de colo do útero. Exames de rotina, como o Papanicolau, são fundamentais para detectar precocemente alterações celulares que podem levar ao câncer.
Contudo, com a ausência de ginecologistas na UBS IV, mulheres estão sendo forçadas a ficar sem atendimento especializado no bairro.
Além disso, o acompanhamento de gestantes, o diagnóstico e o tratamento de doenças ginecológicas, bem como a orientação sobre contraceptivos, estão entre os serviços que são impactados pela falta desse profissional.
Nesta semana, o vereador Tiãozinho do Klavin (PL) teve um requerimento aprovado solicitando esclarecimentos do prefeito Leitinho sobre a falta de ginecologista na UBS do Jardim São Francisco. No documento enviado à Prefeitura, o vereador questiona o Executivo sobre os motivos para a falta de ginecologista na unidade.
O parlamentar indaga o motivo da ausência de ginecologista no posto de saúde e quais providências serão tomadas para sanar o problema. Além disso, o vereador solicita que seja informado os horários e dias de atendimento dos profissionais, quando o serviço for normalizado.
“A ausência de um ginecologista na UBS IV do Jardim São Francisco pode ter impactos significativos para a comunidade local. Ginecologistas são essenciais para a saúde da mulher, oferecendo serviços como exames de rotina, acompanhamento de gravidez, manejo de doenças ginecológicas e orientação sobre contracepção. Sem um ginecologista disponível, essas necessidades podem ficar desatendidas, o que pode levar a problemas de saúde não detectados ou não tratados”, alertou o parlamentar.
“A ausência de um ginecologista pode sobrecarregar outros serviços de saúde, com pacientes buscando atendimento em outras unidades de saúde, o que pode aumentar o tempo de espera e a demanda por outros profissionais de saúde. Isso também pode resultar em custos adicionais para o sistema de saúde e aumentar a dificuldade para pacientes que podem ter dificuldade em se deslocar para outras unidades”, completa.
Questionada sobre o problema, a Prefeitura de Nova Odessa não se pronunciou.