in

Estado inicia testes com produto que apaga fogo cinco vezes mais rápido que água

Substância também impede que incêndio comece novamente e pode reduzir gastos no enfrentamento às queimadas nas cidades do interior paulista; Nova Odessa também sofre com grandes queimadas

estado-inicia-testes-com-produto-que-apaga-fogo-cinco-vezes-mais-rapido-que-agua-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

O Governo de São Paulo iniciou testes com um produto capaz de combater os incêndios florestais cinco vezes mais rápido que o uso da água. A substância também possui efeito retardante, ou seja, impede que o incêndio comece novamente em áreas que já estavam controladas.
Testes realizados pela Defesa Civil em ambiente controlado mostraram a extinção de um foco de fogo em um minuto e 40 segundos com o produto, enquanto a água conseguiu controlar situação semelhante em cinco minutos.
A Defesa Civil calcula que a substância reduza em até 60% os gastos com aeronaves utilizadas em grandes queimadas, levando em conta o tempo ganho na substituição da água.
O produto de origem nacional é usado como fertilizante na produção agrícola. Segundo dados do fabricante, ele “não causa efeito deletério às plantas, aos microbiomas do solo, de plantas, de águas naturais e de resíduos orgânicos e é atóxico ao manuseio e manejo humano”. Também não foram relatadas reações em animais.
A expectativa é utilizar este produto em situações como as ocorridas nas últimas semanas, quando os incêndios atingiram grandes proporções e colocaram em risco áreas urbanas e reservas florestais. O uso do produto ocorrerá dentro de critérios preestabelecidos, como incêndios que estejam perto de residências, atinjam áreas muito extensas ou coloque em risco as reservas florestais do Estado.

Nova Odessa
Na quarta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata de 80 mil metros quadrados em frente ao Fórum de Nova Odessa e próximo ao Condomínio Imigrantes, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
O fogo, alimentado por chamas intensas, se espalhou rapidamente, agravado pelo calor de 36°C registrado na cidade, além da vegetação seca que dificultou o controle das chamas.
O incêndio começou por volta das 14h30 e gerou uma densa fumaça que tomou conta da região, piorando a qualidade do ar. Moradores relataram preocupação e gravaram as chamas próximo de casas, academia e do Fórum da cidade.
Além de causar apreensão entre moradores, a fumaça densa e o calor extremo prejudicam as condições respiratórias da população, já que o índice de poluição atmosférica aumenta nessas circunstâncias.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalharam para controlar as chamas. As chamas foram controladas por volta das 15h55. Participaram a ocorrência a Defesa Civil, os Bombeiros Voluntários e o Corpo de Bombeiros Militar.
O grande foco de queimada em vegetação ocorreu às margens da Avenida Ampelio Gazzetta, na altura do Bosque dos Cedros.