in

Erosão leva perigo a famílias que visitam o Parque Linear

Problema teve início com a substituição de aduelas na Rua Sigesmundo Anderman; vereador cobra solução urgente por parte da prefeitura e engenheiro alerta para o risco de “colapso”

erosao-leva-perigo-a-familias-que-visitam-o-parque-linear-jno
erosao-leva-perigo-a-familias-que-visitam-o-parque-linear-jno
FISCALIZOU? Prefeito Leitinho (de capacete) esteve na obra quando da troca das aduelas; segundo engenheiro, foi esse trabalho que provocou a erosão

Da Redação
redacao@jno.com.br

A erosão que teve início há pelo menos um ano no Parque Linear do 23 de Maio tem levado perigo a famílias que visitam o local, um dos principais pontos de lazer aos finais de semana. Parte do muro de arrimo – por onde passam as águas do Córrego Capuava – já desmoronou, aumentando os riscos para os frequentadores, principalmente crianças. O problema começou depois que a Prefeitura trocou – em 2022 – as aduelas na Rua Sigesmundo Anderman, durante a construção da ponte milionária e feita sem licitação, e que também vem apresentando seguidos problemas.
A reportagem do JNO encaminhou as fotos do Parque Linear para um engenheiro civil. De acordo com o profissional, o nível das aduelas implantadas no local ficou mais baixo em relação ao nível da fundação dos muros do Parque Linear. “pelas fotos, verifica-se a falta de uma laje de proteção na entrada das aduelas. Ao invés disso, escavaram e expuseram a fundação do muro de contenção. E como tem o córrego ali, a água, obviamente, “escavou” o solo embaixo da fundação e fez com que o muro desalinhasse, num primeiro momento, vindo a ruir parcialmente logo depois”, explicou o engenheiro. “A parte que ainda não ruiu, pode entrar em colapso a qualquer momento”, completou o profissional consultado pela reportagem.

PERIGO
Nesta semana, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, protocolou requerimento na Câmara Municipal, onde cobra uma solução, por parte da prefeitura para a erosão no Parque Linear. No documento, o parlamentar ressalta que, em decorrência das fortes chuvas dos últimos meses, a houve um aumento na erosão nos dois lados do parque.
“Fui procurado por moradores do Residencial 23 de Maio, que relataram a necessidade, com certa urgência, do fechamento da erosão no Parque Linear. Trata-se de uma praça com grande movimento de pessoas, especialmente de crianças, com um alto risco de queda no local. Faz quase um ano que o buraco está aberto e até o presente momento não foi feita a manutenção no local”, reclama o vereador.

OUTRO LADO
A reportagem do JNO questionou a Prefeitura de Nova Odessa sobre o aumento da erosão no Parque Linear e se havia previsão para os reparos necessários no espaço de lazer, mas não houve resposta até o fechamento da edição.