Na abertura do ano letivo 20205, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa promove a partir desta segunda-feira (27/01) a Semana de Formação dos Profissionais de Apoio e Estagiários no Processo de Inclusão de Alunos com Deficiências. Os encontros diários prosseguem até o final da semana, envolvem 165 profissionais e estagiárias e acontecem na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Alvina Maria Adamson, no Jardim São Jorge.
Participaram da abertura o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), a juíza Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, da Vara da Infância e Juventude da Comarca (e palestrante do dia), o secretário municipal de Educação, Assis das Neves Grillo, seu adjunto, Ricardo Eugênio, a também palestrante, pedagoga e psicóloga Maria José Andrade, a equipe gestora da pasta e profissionais da Rede Municipal.
Na palestra de abertura, a juíza falou sobre “A Importância do Afeto e dos Vínculos na Formação da Personalidade e na Aprendizagem”. Já Maria José tratou sobre “Os Desafios da Saúde Mental Para a Mulher Contemporânea” – até porque as 165 profissionais e estagiárias de apoio ao processo de inclusão na Rede Municipal são mulheres.
“Esse acolhimento é muito importante. Fico muito contente em estar com tantas profissionais da Educação para a abertura dessa semana de capacitação e troca de conhecimento. Vocês trabalham diariamente junto às nossas crianças auxiliando os nossos professores, que são nosso patrimônio mais precioso. Só temos que agradecer o trabalho e a dedicação de todos vocês. Todos têm a sua importância na Educação das nossas crianças, inclusive daquelas com necessidades especiais – desde o pessoal da limpeza, os estagiários, os cuidadores, os professores e gestores. Em Nova Odessa, temos profissionais de excelência neste acolhimento”, afirmou o prefeito Leitinho às presentes.
“Obrigada pelo convite, fico muito feliz em poder contribuir mais uma vez com a Rede de Educação de Nova Odessa, falando de um tema – a primeira infância – que me é tão caro”, comentou a juíza Michelli, idealizadora do multipremiado Projeto AFIN (Afeto na Infância – Você Afinado Com Seu Filho).
“Essa troca de experiências é sempre muito importante, para que possamos vencer as novas dificuldades que surgem a cada dia na Educação. Sabemos que cada ano que passa neste período pós-pandemia é crítico, é um período ainda mais difícil do que a pandemia, que gerou as consequências que estamos enfrentando agora. Esse reflexo da pandemia vai se estender por muito tempo, é um trabalho lento e longo, e um desafio muito grande. É um trabalho que precisa de formação, de qualificação, de entendemos que cada aluno é único e diferente”, discursou o secretário Assis Grillo.
“Nossa meta é construir uma escola pública para todos, assegurando uma Educação inclusiva e de qualidade. Todas aquelas pessoas que ficaram para trás, precisam ser alcançadas hoje pela escola, e é por isso que estamos aqui”, completou a coordenadora da Educação Especial da Rede, Erika Sanches.
in Notícias
Educação promove Semana de Formação da equipe de apoio à inclusão de alunos com deficiência
Os encontros diários prosseguem até o final da semana, envolvem 165 profissionais e estagiárias e acontecem na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Alvina Maria Adamson, no Jardim São Jorge.
