Paulo Medina
redacao@jno.com.br
Duas escolas municipais de Nova Odessa, a Emeb Professora Alvina Maria Adamson, do Jardim São Jorge, e a Emeb Professora Augustina Adamson Paiva, do Jardim São Francisco, registraram as menores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, ficando abaixo da média municipal de 6,70. A informação é do próprio prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), em resposta a requerimento apresentado pela Câmara de Vereadores.
Segundo dados divulgados pelo prefeito, ambas as escolas obtiveram notas de 6,08 e 6,33, respectivamente, o que as coloca entre as unidades com desempenho mais baixo no município.
O prefeito admitiu no documento que as unidades ficaram abaixo da média municipal. “Verificamos que a maioria das escolas está muito bem posicionada na avaliação, com a melhor escola obtendo um resultado de 7,85, o que está muito acima da média municipal de 6,70”, afirmou Leitinho. No entanto, ele reforçou a necessidade de “correções pontuais” para melhorar o desempenho dessas escolas.
O Executivo alegou que vem implementando medidas para aprimorar a qualidade do ensino. Entre as ações previstas estão o aumento no número de salas de aula com lousas digitais conectadas à internet, o fortalecimento da plataforma de ensino digital e a expansão das escolas que oferecem período integral. Atualmente, seis escolas em Nova Odessa funcionam nesse modelo, de acordo com a Prefeitura.
QUEDA NO IDEB
Em agosto, o JNO revelou que a qualidade do ensino de Nova Odessa está em declínio. Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apontaram que o município, que já foi destaque na educação básica, viu sua nota no Ideb cair de 7,3 em 2019 para 6,7 em 2023 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os números indicam que Nova Odessa obteve, ano passado, a pior nota do Ideb desde 2015 nessa faixa de ensino, quando o resultado foi 6,5.
Em 2019, Nova Odessa atingiu uma nota de 7,3 no Ideb, o melhor desempenho atingido pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, de 2021 para cá, os números caíram e não acompanharam a nota obtida em 2019.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), seis cidades tiveram nota melhor que Nova Odessa no Ideb de 2023.
Questionada sobre políticas a serem adotadas para as duas escolas, a Prefeitura não se pronunciou.