in

Dois pesos, duas medidas: funcionário público denuncia fiscalização seletiva em Nova Odessa

Vídeo expõe contradição na aplicação das leis de trânsito, com carros e caminhões em cima da calçada sem punição.

Um vídeo que circula nas redes sociais nos últimos dias tem causado indignação entre servidores públicos e moradores de Nova Odessa. Nas imagens, um funcionário público denuncia o que chama de “fiscalização seletiva” por parte da Guarda Municipal e da Prefeitura, comandada pelo prefeito Leitinho Schooder (PSD).

No vídeo, o servidor percorre ruas próximas a um posto de gasolina e empresas da cidade, mostrando dezenas de veículos — incluindo carros e caminhões — estacionados irregularmente sobre calçadas. Revoltado, ele aponta a contradição: enquanto esses veículos permanecem impunes, os carros de funcionários públicos, estacionados em uma área “com calçada larga”, são alvo de multas e advertências.

Tudo na calçada. E funcionário público não pode”, diz o servidor no vídeo. “Nós lá no canto, a rua nossa é do canto, lá nós não pode. Diz que a guarda vai multar”, desabafa.

A crítica não se limita à atuação da guarda municipal, mas extrapola para a gestão municipal, levantando questionamentos sobre a coerência das regras de trânsito e a equidade na aplicação da lei. O servidor questiona se há dois pesos e duas medidas na fiscalização feita pela prefeitura.

Falta de critério e transparência

Para moradores e servidores que assistiram ao vídeo, o episódio revela falta de critério e transparência nas ações da administração Leitinho. A sensação de que alguns setores da cidade ou determinados grupos têm mais liberdade que outros reforça um sentimento de injustiça e perseguição seletiva.

Não dá pra aceitar que a lei sirva pra uns e não sirva pra outros. O que se espera de uma gestão pública é igualdade de tratamento”, afirmou um morador que preferiu não se identificar, temendo represálias.

Procurada para comentar o vídeo e a denúncia, a Prefeitura de Nova Odessa ainda não se manifestou oficialmente até a publicação desta matéria.

Enquanto isso, nas redes sociais, o vídeo continua sendo compartilhado e gerando debate. Para muitos, trata-se de mais um episódio que mostra a desorganização e a falta de comando da atual gestão. Para outros, um alerta sobre a necessidade de revisão nas práticas da guarda municipal e de melhor diálogo com os servidores públicos.

Veja o vídeo na íntegra:

https://www.facebook.com/share/v/16ZytwLG2U/?mibextid=wwXIfr