Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A Secretaria de Esportes de Nova Odessa está envolvida em uma polêmica logo antes da abertura do Campeonato Amador deste ano. É que dirigentes e jogadores do Esporte Clube Real, atual campeão do torneio, manifestaram insatisfação e criticaram a organização após a divulgação da tabela oficial. De acordo com a tradição do futebol amador local, o campeão da temporada anterior tem a honra de abrir o campeonato do ano seguinte, mas, para a surpresa da equipe, o Real foi colocado como último a jogar na rodada de abertura, o que gerou revolta entre atletas e gestores do clube.
O time, que conquistou o título de 2023, esperava cumprir a tradição e inaugurar o campeonato de 2024 em um momento de destaque. Porém, a decisão da Secretaria de colocá-los no último horário foi interpretada como uma tentativa de desmerecer a equipe. Segundo os dirigentes do Real, a mudança teria motivações políticas, uma vez que o clube apoia o grupo político adversário da atual administração, liderado pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PL).
“É um desrespeito e falta de prestígio com a equipe campeã. Todo mundo que joga bola aqui sabe que o campeão sempre abre o campeonato, isso é regra, seguida ano após ano. De repente, depois de sermos campeões, nos jogam para o final da rodada”, reclamou o presidente do clube, Denilson Bertoldo.
Os jogadores também ficaram indignados, destacando que o clube fez história no último campeonato e esperava ser tratado com o “devido respeito”.
Fontes do clube afirmam que a mudança na tabela estaria relacionada ao apoio do Real à candidatura de Bill nas eleições municipais deste ano, o que teria provocado resistências dentro da gestão esportiva atual.
A primeira rodada do Amador tem início no próximo sábado (31). A rodada de abertura começa às 14h, entre SC São Francisco e EC Triunfo, no Campo do São Jorge. O Real só foi colocado para jogar às 17h, contra o UVA, no Campo do Progresso.
O futebol amador historicamente une amantes do esporte na cidade e tem agora na estreia uma polêmica com a pasta de Esportes. As expectativas para o campeonato são altas, mas questões extracampo não podem impactar o andamento do torneio, segundo dirigentes.
Procurada, a Secretaria de Esportes, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.