Diretores da Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, receberam na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo uma comitiva formada por autoridades políticas e empresários da Bolívia. Os visitantes vieram conhecer a tecnologia de reatores compactos empregada na Estação de Tratamento com o objetivo de avaliar a adoção do modelo na cidade de Tiquipaya, Departamento de Cochabamba, onde atualmente são utilizadas lagoas de estabilização para tratar os efluentes.
Entre os presentes, estavam o prefeito do município boliviano, Juan Pahuasi Argote, e o presidente da Câmara local, José Edgar Quinteros Medrano, além de representantes da empresa de saneamento Cospail e da construtora IASU, ambas com sede em Santa Cruz de la Sierra. As soluções para os serviços de água e esgoto em Nova Odessa são consideradas uma referência regional em Saneamento Básico e, frequentemente, atraem gestores de outras cidades, interessados no compartilhamento de informações. No entanto, essa é a primeira vez que a ETE Quilombo recebe uma comitiva estrangeira.
A grande “atração” da ETE Quilombo, que é operada pela Coden, são os modernos reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa e que permitem a ocorrência de duas fases de tratamento do esgoto – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque, “empilhadas” uma sobre a outra. “Um dos diferenciais deste processo é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo”, explicou o diretor Técnico da Coden, engenheiro Rean Gustavo Sobrinho.
“Na Bolívia, não temos nenhuma estação dessa magnitude e ficamos impressionados com o tratamento de esgoto que é feito aqui, principalmente com a ausência de odores e a limpidez da água no final do processo”, avaliou o prefeito de Tiquipaya, Juan Pahuasi Argote.
A ETE Quilombo atende a 96% dos moradores de Nova Odessa, tratando 100% do esgoto coletado e devolvendo água praticamente limpa ao Ribeirão Quilombo, o que garante à cidade índices considerados de excelência no esgotamento sanitário. A unidade opera atualmente com 4 reatores para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes, um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza aproximadamente 61 mil pessoas.
Coden entrega declaração de quitação anual das contas de água
Em observância à Lei Federal nº 12.007/2009 e em respeito aos consumidores, a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, já está entregando a declaração anual de quitação de débitos em mais de 25 mil domicílios e estabelecimentos da cidade. Para ter direito à declaração, o consumidor deve ter todas as contas de janeiro a dezembro de 2022 pagas.
A descrição da regularidade da situação do consumidor vem impressa na conta do mês de fevereiro de 2023, que está sendo entregue gradativamente à população no momento em que a equipe de leituristas da Coden afere o consumo mensal de água no hidrômetro dos imóveis.
A declaração também está sendo enviada aos consumidores que optaram pelo recebimento da conta pelos Correios ou por e-mail. “O objetivo desse serviço é evitar o acúmulo de papéis para o consumidor, já que as contas pagas em 2022 podem ser descartadas desde que a declaração de quitação correspondente seja mantida”, orientou o chefe de Contas e Consumo da Coden, Alexandre Rodrigues Rosa.
Os inadimplentes de 2022 que vierem a quitar as contas atrasadas ao longo de 2023, poderão solicitar a declaração de quitação de débitos após o pagamento junto à área de Atendimento ao Cliente da Coden.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da empresa, incluindo a Ligação Gratuita 24h ao telefone 0800 771-1195, ou pelo WhatsApp (19) 9 9599 7766. O atendimento vai de 2ª a 5ª-feira, das 14h às 16h, e às 6ª-feiras, das 14h às 15h. Presencialmente, o consumidor pode procurar o balcão da Coden na Rua Eduardo Leekning, nº 550, Jardim Bela Vista, de 2ª a 5ª-feira, das 8h às 16h, e às 6ª-feiras, das 8h às 15h.