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Dia dos Pais anima bares e restaurantes de Campinas, com expectativa de aumento nas vendas

Pesquisa da Abrasel mostra que 68% dos empresários da região esperam faturar mais no domingo (10) em relação ao ano passado. Apesar do desempenho fraco em junho, a data é vista como estratégica para reforçar o caixa dos estabelecimentos

Os empresários do setor de alimentação fora do lar da região de Campinas estão otimistas com o movimento no Dia dos Pais, no próximo domingo (10). Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre os dias21 e 29 de julho, revela que 68% dos empresários do setor projetam faturar mais na data comemorativa em relação ao ano passado. Para a maioria dos que responderam que vão abrir no domingo, o aumento deve ficar entre 5% e 21%.

A Pesquisa Situação Econômica Alimentação Fora do Lar também revela que 20% dos empresários esperam uma estabilidade no faturamento e apenas 5% projetam queda.

Dos 68% que disseram esperar alta nos negócios, 21% estimam aumentar o faturamento em até 5%; 22% projetam amento entre 6% e 10%; 17% estimam aumentar o faturamento entre 11% e 20%; 4% estimam aumentar o faturamento em entre 21% e 30%; e 4% projetam alta acima de 30%.

“O Dia dos Pais é uma data com menor movimento em relação a datas como o Dia das Mães e Namorados, mas tem um tíquete médio mais elevado”, explica André Mandetta, o presidente da Abrasel Regional Campinas. “Mesmo assim os empresários se mostram confiantes com o movimento para este final de semana”, acrescenta ele.

A pesquisa de julho também traz dados sobe a situação financeira dos bares e restaurantes da Região de Campinas: 51% das empresas registraram lucro em junho. Outras 27% operaram em estabilidade e 22% tiveram prejuízo.

Em relação a inflação, 39% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. 54% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e 7% reajustaram acima da inflação.

O otimismo atual contrasta com o desempenho abaixo do esperado em junho. O mês foi marcado por movimento mais fraco, possivelmente impactado por frentes frias e períodos de chuva em diversas regiões do país. A redução no fluxo de clientes e no consumo contribuiu para uma piora nos resultados financeiros dos estabelecimentos, que registraram queda de 3,7% nas vendas em relação a maio, segundo o Índice Abrasel-Stone.

“Os dados mostram que há uma recuperação em andamento, mas ela é lenta e instável. A pressão sobre as margens e a dificuldade para repassar os custos impactam diretamente a saúde financeira dos negócios. Por isso, datas como o Dia dos Pais são estratégicas para injetar recursos no caixa e ajudar os empreendimentos a manterem a operação”, observa Solmucci.