in

Dado como vencedor, instituto aparece agora em 2º lugar em ‘resultado oficial’

Prefeitura publicou, na noite de quarta-feira, novo Diário Oficial com a ordem de classificação do Chamamento Público e, inexplicavelmente, Way4You figura como o segundo colocado, 31 pontos atrás do “ganhador”

dado-como-vencedor-instituto-aparece-agora-em-2o-lugar-em-resultado-oficial-jno

Anunciado pela Secretaria de Educação, através do Termo de Homologação e Adjudicação publicado na segunda-feira (e posteriormente, apagado), como vencedor do Chamamento Público para gerenciar a creche Walderez Gazzetta, o Instituto Way4You aparece agora como segundo colocado no resultado preliminar divulgado pela Prefeitura na edição de quarta-feira do Diário Oficial do Município, mais de 30 pontos atrás da OS (Organização Social) Sistema Educacional Fernão Gaivota, que tem sede em Santa de Parnaíba, e, na ordem de classificação, figura em primeiro lugar. A Prefeitura, mais uma vez, se calou sobre o escândalo na pasta e, embora tenha sido questionada pela reportagem do JNO, não deu nenhuma explicação sobre o caso.

O resultado preliminar trás, assim como o termo de homologação, a assinatura do secretário José Jorge Teixeira. O objetivo é “tornar público” a classificação e a seleção dos planos de trabalho apresentados pelas OS’s que, teoricamente, participaram do processo, já que o edital de chamamento nunca foi disponibilizado pela Prefeitura em seu site. Pela ordem de classificação, o Sistema Educacional Fernão Gavião aparece em primeiro lugar, com 89 pontos. Já o Instituto Educacional Way4You, que tem sede em Sumaré, figura na segunda colocação, com 68 pontos. A publicação diz ainda que as OS’s poderão apresentar recurso questionando o resultado preliminar, isso no prazo de 24h contado da publicação da decisão, ou seja, quarta-feira, sob pena de preclusão. A prefeitura não informou se houve apresentação de recurso.

Muito embora a presidente do Instituto Way4You, Sandy Vaughan Vieira, não tenha respondido os questionamentos formulados pelo Jornal de Nova Odessa sobre a capacidade técnica para gerenciar a creche em Nova Odessa – uma vez que está em funcionamento há praticamente um mês (iniciou suas atividades em 8 de fevereiro deste ano -, ela deu entrevista ao jornal Tribuna Liberal, de Sumaré, onde fala como sendo a vencedora do processo de escolha, ressalta o seu histórico de trabalho na área educacional e o “compromisso” em atender a creche, que fica no Jardim Planalto. “Será uma enorme satisfação contribuir com a educação de Nova Odessa e faremos um belíssimo trabalho”, afirmou ao periódico da cidade vizinha. A reportagem do JNO procurou Sandy novamente para questioná-la sobre o fato de dar declarações como sendo a vencedora do chamamento, mesmo com sua empresa aparecendo em segundo lugar no resultado preliminar, mas não houve resposta.

ENTENDA O CASO

O Jornal de Nova Odessa mostrou, ao longo desta semana, que, após publicar o termo de homologação e adjudicação em favor do Instituto Way4You, a Prefeitura de Nova Odessa adulterou a edição número 982 do Diário Oficial do Município na tentativa de “esconder” a contratação, isso pouco tempo após a reportagem do JNO questionar a Secretaria de Educação sobre o fato de o instituto estar em atividade há apenas 29 dias (na ocasião) – conforme comprovam dados da Receita Federal –, o valor e o período do contrato, documentos que a empresa apresentou para habilitação e quantas propostas foram recebidas pela pasta. A edição matutina foi simplesmente deletada do site. O documento só foi republicado na terça-feira, às 9h08 da manhã, porém, sem o termo de homologação e adjudicação.