in

Criado há menos de 1 mês, instituto de Sumaré vai gerenciar escola do Planalto

Quando edital foi lançado pela Secretaria de Educação, isso em novembro de 2022, Way4You sequer existia, já que, segundo dados da Receita Federal, instituto foi criado há 29 dias apenas; valores não foram divulgados pela prefeitura

criado-ha-menos-de-1-mes-instituto-de-sumare-vai-gerenciar-escola-do-planalto-jno

O Instituto Educacional Way4You, que tem sede em Sumaré, sagrou-se vencedor da Chamada Pública aberta pela Prefeitura de Nova Odessa com objetivo de selecionar a OS (Organização Social) que vai gerenciar a CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Walderez Gazzetta, que fica no Jardim Planalto. Um detalhe que chama atenção é que, de acordo com a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro de Empregas e Negócios), da Receita Federal, o instituto foi criado há apenas 29 dias. No documento, a data de abertura da empresa é 8 de fevereiro de 2023, ou seja, quando o edital para seleção da OS foi lançado – mas que até hoje não está disponível no site da Administração -, isso na primeira quinzena de novembro do ano passado, o instituto sequer existia.

Ainda de acordo com a Receita Federal, o Instituto Way4You está situado em um prédio na Rua Antônio Jorge Chebag, na região central de Sumaré. Sua atividade econômica principal é “atividade de apoio à educação”, mas também realiza “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas”, “pesquisas de mercado e de opinião pública”, bem como “albergues assistenciais” e “serviços de assistência social sem alojamento”. A reportagem do JNO procurou a presidente do instituto, Sandy Vaughan Vieira, por email e por mensagem de whatsapp, fala falar sobre o chamamento público vencido pelo Way4You junto à Prefeitura de Nova Odessa, mas não houve retorno.

O termo de homologação e adjudicação foi publicado na edição matinal do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (6). Poucas horas depois de entrar no ar, o Diário foi retirado da página da Prefeitura. “Homologo o resultado proferido pela Comissão devidamente nomeada por portaria para o julgamento à Chamada Pública n° 03/2023, e adjudico o objeto deste certame em favor do Instituto Educacional Way4You”, trouxe a publicação assinada pelo secretário de Educação, José Jorge Teixeira.

QUESTIONAMENTOS

O edital da Chamamento Público nunca esteve disponível no site da Prefeitura de Nova Odessa para consulta, desde que o certame foi lançado. A reportagem do JNO questionou a Secretaria de Educação sobre isso e também pediu diversas outras informações sobre o processo como, por exemplo, quantas e quais empresas ofereceram proposta, qual o valor total do contrato e o período, quantos alunos serão atendidos na unidade e quais serão as atribuições da OS na gestão do CMEI Walderez Gazzetta e também por que a edição matinal do Diário Oficial foi retirada do site da prefeitura. Contudo, a Secretaria de Educação não se manifestou.

SINDICATO É CONTRA

O (SSPMANO) Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa já disse que é contra a proposta da Prefeitura de contratar uma OS e prometeu levar o caso ao MPT (Ministério Público do Trabalho). “O sindicato é contra qualquer tipo de terceirização de mão-de-obra. Entendemos que toda contratação tem que ser por concurso público, de acordo com a Constituição, pois poderá haver queda na qualidade da prestação de serviços à população. Assim que essa possível contratação de OS tiver início, levaremos o caso ao Ministério Público do Trabalho, pois temos um TAC (termo de ajustamento de conduta) firmado quanto a não contratação de OS em Nova Odessa”, afirmou o presidente da entidade, Luis Fernando Nascimento