A aquisição de medicamentos de alto custo pela Prefeitura de Nova Odessa entrou na mira da Câmara Municipal. O vereador André Faganello (Podemos) apresentou requerimento solicitando esclarecimentos ao prefeito Leitinho (PSD) sobre a compra do remédio Ozempic, utilizado no tratamento de diabetes, mas também amplamente conhecido por seu uso para emagrecimento.
Segundo Faganello, a motivação do pedido foi o recebimento de uma denúncia anônima apontando uma compra pública do medicamento no valor de R$ 9.700,00 realizada em uma rede de farmácia, localizada na própria cidade. O parlamentar pede, entre outros pontos, quem solicitou o medicamento, qual unidade de saúde requisitou, quem retirou os produtos na farmácia, e para quais pacientes o Ozempic foi destinado.
O vereador recebeu denúncia de que esse medicamento foi comprado com recursos públicos, mas sem que houvesse clareza sobre sua destinação.
No requerimento apresentado em plenário, Faganello também solicita a cópia integral do processo de dispensa de licitação nº 1081, o documento de requisição da compra, e as listas de pacientes que receberam o Ozempic e o Exelon – Hemitartarato, outro medicamento de alto custo também citado. Faganello também anunciou que pretende visitar pessoalmente a farmácia onde a retirada foi registrada para conferir os detalhes da operação e verificar a documentação de entrega.
A compra de medicamentos de alto custo tem que ser documentada e o objetivo é apontar se houve alguma irregularidade no caso para que seja corrigida e, se necessário, responsabilizada.
O requerimento aguarda resposta oficial da Prefeitura de Nova Odessa. Caso os documentos mostrem inconsistências, a situação poderá ser encaminhada ao Ministério Público para investigação.
A Prefeitura Municipal de Nova Odessa não teceu comentários sobre o requerimento do vereador.
in Notícias
Compra de Ozempic pela Prefeitura é questionada na Câmara de Nova Odessa
Vereador André Faganello recebeu denúncia de que medicamento de alto custo foi comprado pela Prefeitura de Nova Odessa, mas sem que houvesse clareza sobre a destinação
