in

Com teto caindo, crianças estudam no pátio da creche no Jd. Marajoara

Danos envolvem duas salas de aula e os alunos tiveram que enfrentar o frio, na semana passada, com medo de a chuva provocar novos estragos; extintores também estão vencidos

com-teto-caindo-criancas-estudam-no-patio-da-creche-no-jd-marajoara-jno

As crianças que estudam no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) “Eleni Whitedead”, que fica no Jardim Marajoara, tiveram que enfrentar o frio intenso registrado na semana passada para realizar as atividades do dia a dia no pátio da unidade de ensino. Tudo porque o teto de gesso de duas salas de aula está caindo por conta de infiltrações e a água da chuva, que deveria ficar apenas no telhado, invade o local onde os alunos deveriam permanecer em segurança. O fato revoltou pais e mães de crianças e levou o vereador Levi Tosta – presidente da Comissão de Educação na Câmara – a realizar uma vistoria na creche na manhã desta segunda-feira.

“O teto da creche está caindo. A diretora já reclamou por mais de uma vez e até fizeram alguns remendos, mas o teto cai de novo. Essa administração precisa levar as coisas mais a sério e parar de ficar culpando as antigas administrações. É preciso começar a trabalhar de verdade. (A Educação) tem um orçamento de R$ 100 milhões, valor que eu acredito ser suficiente para que possa ser feita uma manutenção mínima nas creches”, esbravejou Levi, em vídeo postado em suas redes sociais nesta segunda-feira. “Estamos caminhando a passos largos para o buraco”, completou o vereador.

Em fevereiro, Levi e os também vereador Elvis Pelé e Silvio Natal constataram problema semelhante no CMEI Professor José Mário Moraes, que fica no Jardim Santa Rita II. Sala de aula com parte do teto destruído, diversas infiltrações, água da chuva acumulada no piso e até mesmo vazamento de gás foram os principais problemas encontrados pelos parlamentares, que estiveram no local depois de receberem reclamações de diversos pais. Eles classificaram a vistoria como um “cenário de guerra”.

EXTINTORES.

O vereador citou ainda o caso dos extintores vencidos dentro dos prédios públicos – conforme mostrou o JNO com exclusividade na edição de sábado – e disse que o problema também acontece na unidade de ensino do Jardim Marajoara. “Os extintores estão vencidos desde abril. Precisa ter mais seriedade. Aqui ficam crianças. O secretário Zé Jorge tanto fala em educação de excelência e como isso é possível com extintores vencidos e com o teto caindo”, indagou o parlamentar.

OUTRO LADO
A reportagem do Jornal de Nova Odessa procurou a Secretaria de Educação e questionou a pasta sobre os problemas apontados pelo vereador e presidente da Comissão de Educação no Legislativo. Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação não havia enviado resposta.