in

Com aumento e antecipado, carnê do IPTU começa a ser distribuído

Imposto terá reajuste de quase 5% este ano e o vencimento da primeira parcela ou parcela única foi antecipado de março para o final de fevereiro

com-aumento-e-antecipado-carne-do-iptu-comeca-a-ser-distribuido-jno

Da Redação
redacao@jno.com.br

Com aumento de quase 5% e com o vencimento da 1ª parcela (ou parcela única) antecipado de março para fevereiro, os contribuintes de Nova Odessa começam a receber nesta terça-feira os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2024, cuja entrega será feita pelos Correios. Ao todo, são 29.379 carnês.
Endividada, a Prefeitura decidiu neste ano alterar a data de vencimento do imposto. O pagamento poderá ser feito em cota única, ou 1ª parcela, no dia 29 de fevereiro. As demais parcelas têm vencimento sempre no último dia útil de cada mês. No entanto, a consulta online dos valores para pagamento já está disponível no site oficial (novaodessa.sp.gov.br).
Com um rombo orçamentário de quase R$ 30 milhões – isso até o 5º bimestre do ano passado -, a antecipação da cobrança do IPTU foi visto como uma tentativa da Administração em fazer caixa. Tradicionalmente, a primeira parcela do imposto ou a parcela única com desconto de 10% sempre pôde ser paga até o dia 31 de março, dando “fôlego” aos contribuintes em razão dos conhecidos compromissos de início de ano, como o IPVA e o material escolar. Contudo, com a alteração autorizada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, os contribuintes de Nova Odessa terão que colocar a mão no bolso até o dia 29 de fevereiro se quiserem quitar o IPTU ou fazer o pagamento da 1ª parcela. Em 2024, o IPTU terá aumento de 4,82%.
A mudança na data de vencimento do IPTU irritou contribuintes, que foram pegos de surpresa ao consultar o valor do imposto para este ano, que já está disponível no site da prefeitura. “Começo de ano é sempre muito complicado pra gente que tem filhos em idade escolar, por causa do material que tem que comprar. E tem também o IPVA, que precisa ser pago logo nesses meses. Eu fiquei surpreso quando fui pesquisar o valor do meu IPTU e vi que o pagamento começa em fevereiro, já que sempre foi em março. Acabou aquele fôlego que a gente tinha. Revoltante”, disse o motorista autônomo Rodrigo Ramos da Silva, que mora no Jardim Campos Verdes. “A gente não tem culpa se a prefeitura tá com dívida. A população também tem os seus compromissos de início de ano e ninguém gosta de ficar devendo. No meu caso, vou parcelar o IPVA pra poder pagar a primeira parcela do IPTU, coisa que não fiz no ano passado e nos anos anteriores”, explicou o eletricista Paulo Graça, que mora no mesmo bairro.
Em Nova Odessa, pode solicitar isenção (sempre de um ano para o outro) os aposentados, pensionistas e portadores de neoplasia, desde que cumpram os requisitos exigidos pela Lei Municipal nº 3.480/2021 (desde que possua apenas um imóvel).