Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A Coden Ambiental, empresa responsável pelo saneamento básico de Nova Odessa, firmou um contrato de R$ 82.800,00 com a empresa Aryhane Massita – ME, de propriedade da ex-secretária de Meio Ambiente da gestão do prefeito Claudio Schooder, o Leitinho (PSD), Aryhane Massita. O contrato, assinado no dia 15 de agosto, prevê a prestação de serviços de assessoria em engenharia ambiental, com vigência de 24 meses. O que chama a atenção, no entanto, é a modalidade de contratação: dispensa de licitação.
A escolha por essa modalidade, que dispensa a concorrência pública, deve gerar questionamentos, principalmente devido à ligação de Aryhane Massita com a administração atual de Nova Odessa.
Durante a gestão como secretária, Massita esteve à frente dos projetos ambientais da cidade e também foi alvo de críticas com relação à arborização do município, que sofreu com a poda indiscriminada de árvores. O assunto, inclusive, é acompanhado pelo Ministério Público.
O valor do contrato e a relação pré-existente entre a contratada e a administração municipal levantam suspeitas sobre a transparência do processo. Diante dessas questões, membros da oposição na Câmara Municipal de Nova Odessa já sinalizam a intenção de solicitar explicações à Coden sobre os critérios que levaram à escolha de Aryhane Massita – ME e sobre as justificativas para a dispensa de licitação. Deve haver também pedidos para que a Coden disponibilize todos os documentos relacionados ao processo de contratação. A contratação foi assinada pelo diretor presidente da empresa, Elsio Alvaro Boccaletto.
O desfecho desse contrato pode ter implicações tanto para a Coden quanto para a Prefeitura de Nova Odessa, que precisará demonstrar a transparência da contratação, segundo membros da oposição no Legislativo.
“A discussão é se a Coden tem essa condição, essa capacidade para assumir um contrato desse tamanho, nesses valores, esse é o ponto. Para quem está fechando no vermelho todo ano?”, afirmou o vereador Levi da Farmácia (Podemos).
Questionada pelo Jornal de Nova Odessa, a Prefeitura e a Coden não se posicionaram sobre a contratação da empresa da ex-secretária de Meio Ambiente do prefeito Leitinho.
MAIS POLÊMICAS
A pasta de Meio Ambiente tem protagonizado polêmicas em Nova Odessa. O atual secretário de Meio Ambiente do prefeito Leitinho (PSD), Matheus Grolla Martins, é suspeito de utilizar espaço público para vender verduras e legumes produzidos em uma horta comunitária, espaço que deveria doar a produção. A denúncia foi feita pelo SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa), que flagrou o PIX com um número e nome do secretário escrito em um papel colado na geladeira da Secretaria, localizada em frente à horta comunitária. O SSPMANO exige explicações do secretário. A Prefeitura disse que “trata-se de um mal entendido”.