in

Chuvas voltam a causar alagamentos na cidade

De acordo com medição feita pelo Ciiagro, foram 71,4 milímetros de chuva em Nova Odessa entre o final da tarde e a noite de terça-feira; Ribeirão Quilombo subiu 1,2 metro

chuvas-voltam-a-causar-alagamentos-na-cidade-jno

A forte chuva que atingiu Nova Odessa entre o final da tarde e a noite de terça-feira provocou diversos alagamentos pela cidade, colocando a Defesa Civil e os moradores de áreas próximas à margem do Ribeiro Quilombo em estado de alerta. De acordo com medição feita pelo Ciiagro (Centro integrado de Informações Agrometeorológicas), o volume de precipitação chegou a 71,4 milímetros, fazendo com que o nível do Quilombo subisse até 1,20 do considerado normal.

Segundo informações da Defesa Civil de Nova Odessa foram registrados alagamentos na Avenida Ampelio Gazzetta, nas alturas dos córregos Palmital (no limite com Sumaré) e Capuava (no início da Rua Fioravante Martins). Equipes da Coden Ambiental e da Associação dos Bombeiros Voluntários auxiliam a Defesa Civil no atendimento e orientação de motoristas nestes dois pontos. A Defesa Civil Municipal também monitora constantemente as ruas sujeitas eventuais riscos de cheias no Quilombo, que chegou a subir 1m20 acima de seu nível normal na noite de terça-feira. Mas nenhum imóvel foi afetado”, disse a prefeitura.

 

CUIDADOS

A Defesa Civil recomenda que, em situações de chuvas fortes, é importante afastar-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; afastar-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho e nunca atravessar uma via com água ou lama de deslizamento fluindo.  Ainda segundo o órgão, diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco. Para mais informações sobre como se prevenir, visite o site spalerta.sp.gov.br.

CONTATOS

Em caso de emergências, a população de Nova Odessa pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99545-6418, a Defesa Civil Estadual pelo 199 ou também os Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190). Para ocorrências envolvendo as redes de água e esgoto ou a coleta de lixo, entre em contato com a Coden Ambiental pelos telefones 0800 771-1195 ou (19) 99599-7766. Em caso de falta de energia ou ocorrências envolvendo a rede elétrica, é importante que a população entre em contato imediatamente com a CPFL Energia no www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia” ou WhatsApp (19) 99908-8888.