in

Chuva revela acúmulo de lixo e entulho ao redor do Ribeirão Quilombo, em NO

Moradores reclamam que crime ambiental é recorrente e visível nas margens do ribeirão que ficam na Avenida Guadalajara, no Jardim São Jorge, e na Avenida Frederico Hansen, no Parque Triunfo

chuva-revela-acumulo-de-lixo-e-entulho-ao-redor-do-ribeirao-quilombo-em-no-jno

Os alagamentos causados pelos temporais ao longo da semana não trouxeram apenas problemas ao trânsito e à infraestrutura de Nova Odessa, mas evidenciaram mais um crime ambiental na cidade: o acúmulo de lixo e entulho nas margens do Ribeirão Quilombo. A situação é crítica na Avenida Guadalajara, no Jardim São Jorge, e na Avenida Frederico Hansen, no Parque Triunfo, onde moradores relataram a presença de grande quantidade de resíduos espalhados.
A população da região está insatisfeita com a sujeira acumulada, que se espalha ainda mais nos dias de enchente, aumentando o risco de doenças. “Com a chuva forte, todo esse lixo acaba indo para o ribeirão ou para a rua, piorando ainda mais a situação. A gente já convive com o mau cheiro e agora temos que lidar com o aumento da sujeira”, reclamou um morador do Jardim São Jorge que pediu para não ter o nome divulgado.
O Ribeirão Quilombo é um dos mais castigados por despejo irregular de esgoto e crimes ambientais na região. A situação se repete em Nova Odessa.
Segundo engenheiros, a presença de lixo e entulho nas margens do ribeirão pode obstruir o fluxo da água, contribuindo para transbordamentos e aumentando o risco de enchentes em bairros próximos.
Os moradores cobram ações das autoridades para a limpeza e a fiscalização das margens do ribeirão, além de medidas para evitar que o descarte irregular de lixo continue piorando o problema das enchentes na cidade. “O poder público precisa agir com mais rigor, fiscalizar quem joga lixo aqui”, disse Marisa Silva.
“Olha, enquanto a situação não é resolvida, nós esperamos uma atitude mais forte da Prefeitura”, disse o motorista Rodrigo de Campos, que passava pelo Triunfo nesta semana.
Com relação aos alagamentos, a Prefeitura de Nova Odessa diz que o monitoramento do nível do Ribeirão Quilombo é feito 24h por dia, agora através de câmera de videomonitoramento, e a população das áreas de risco para enchentes devidamente mapeadas é mantida informada pela Defesa Civil através do sistema de alerta via aplicativo de mensagens criado em 2021 pela Prefeitura. Ao longo da semana, o rio chegou a 1,20m acima do nível normal.