Na grande final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizado pela primeira vez em 2025 com 32 equipes, o Chelsea brilhou e conquistou o título com uma vitória contundente sobre o Paris Saint-Germain por 3 a 0, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, EUA. O torneio, que substitui o antigo formato anual, passou a ser disputado a cada quatro anos e segue o modelo da Copa do Mundo de seleções.
O Chelsea dominou o primeiro tempo da decisão com uma atuação implacável. Cole Palmer foi o destaque da partida, marcando dois gols (aos 22’ e 30’) e servindo João Pedro, que ampliou aos 43’. O PSG, que pouco ameaçou durante a partida, ainda teve João Neves expulso nos minutos finais.
Com a vitória, o clube londrino se torna o primeiro campeão da nova era do Mundial e soma o título ao conquistado em 2021, ainda no antigo formato com sete participantes.
Próxima edição já tem classificados
Mesmo com o fim da edição inaugural, os olhos do mundo já se voltam para o próximo Mundial de Clubes, que acontecerá em 2029. Quatro equipes já estão classificadas:
- 🇸🇦 Al-Ahli (Arábia Saudita) – campeão da Liga dos Campeões Asiática, ao vencer o Kawasaki Frontale (Japão) por 2×0.
- 🇲🇽 Cruz Azul (México) – venceu a Liga dos Campeões da CONCACAF com goleada de 5×0 sobre o Vancouver Whitecaps (Canadá).
- 🇫🇷 Paris Saint-Germain (França) – garantiu a vaga ao conquistar sua primeira Champions League, aplicando 5×0 na Inter de Milão na final.
- 🇪🇬 Pyramids (Egito) – surpreendeu o favorito Mamelodi Sundowns e venceu por 3×2 no agregado para conquistar a Champions Africana.
A última vaga de 2025 será definida com o campeão da atual edição da Copa Libertadores da América, ainda em andamento.