in

Cetesb e Coden negam despejo de esgoto na Represa Recanto 1, em Nova Odessa

Nova Odessa é alvo de nova denúncia de despejo de esgoto em represa; segundo informações da Cetesb, a tubulação que está despejando líquido no local se refere ao bombeamento de água bruta da Represa Filipada para a Recanto

cetesb-e-coden-negam-despejo-de-esgoto-na-represa-recanto-1-em-nova-odessa-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Coden Ambiental, empresa de saneamento básico de Nova Odessa, esclareceram as recentes denúncias sobre o possível despejo de esgoto na Represa Recanto 1. De acordo com as informações fornecidas, não se trata de esgoto, mas de um procedimento de captação de água da Represa Filipada.
Em resposta às denúncias, a Cetesb informou ao Jornal de Nova Odessa que a situação não envolve despejo de esgoto. A companhia esclareceu que, conforme confirmado pela própria Coden, a tubulação visível na represa é utilizada para o bombeamento de água bruta da Represa Filipada para a Represa Recanto 1 durante os períodos de estiagem. Este procedimento é uma medida de contingenciamento já adotada anteriormente, ativada apenas quando necessário para garantir o abastecimento de água.
Servidores da Coden relataram que receberam denúncia da Cetesb nesta terça-feira (23) sobre o possível descarte de esgoto na Represa Recanto 1, mas que a empresa constatou que na realidade não é esgoto, mas captação de água da Represa Filipada que é direcionada para a Recanto 1.
Mau cheiro
Além disso, a Cetesb explicou que o mau cheiro relatado por populares no local possivelmente se deve à presença de algas nas margens da Represa Recanto 1, e não ao despejo de esgoto. A proliferação de algas pode ocorrer em condições específicas, como altas temperaturas e baixa circulação de água, comuns em períodos de estiagem.
A Cetesb segue monitorando denúncias de despejo de esgoto em Nova Odessa.

COBRANÇA
No início de julho, a Cetesb acionou e cobrou a Coden Ambiental para investigar e tomar medidas imediatas contra o despejo de esgoto na Represa do Laurindo, também conhecida como Lopes I. A represa, que é ponto de captação e abastecimento de água para o município, foi flagrada nesta quinta-feira (4) com sinais claros de contaminação por esgoto, segundo relatos e imagens capturados por populares, que ainda destacaram um forte mau cheiro em uma nascente próxima à represa, sugerindo a presença de esgoto no local. A suspeita inicial é de que o esgoto esteja sendo despejado por alguma empresa das proximidades, embora a área seja classificada pelo órgão ambiental como não industrializada.
A Agência Ambiental de Americana acionou a Coden Ambiental, órgão responsável pelo saneamento do município. A Coden foi solicitada a fornecer informações detalhadas sobre as causas do problema e as medidas que estão sendo tomadas para solucionar a situação.