Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A semana que se inicia promete trazer condições climáticas instáveis para a região, com a previsão de chuvas ao longo dos dias. De acordo com as informações divulgadas pelo Cepagri, da Unicamp, as alterações no tempo são influenciadas pela formação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), um sistema de baixa pressão que atua em altitudes elevadas e que se formou no último final de semana sobre o Mato Grosso do Sul.
Para esta terça-feira (22), a expectativa é de um dia com céu parcialmente nublado, que poderá se tornar nublado no período da tarde e à noite. As chuvas podem ocorrer de forma isolada, acompanhadas de trovoadas, especialmente devido à movimentação do VCAN para o leste, atingindo áreas do Estado de São Paulo. As temperaturas devem variar entre 20°C e 31°C, oferecendo um clima ameno, mas com um aumento na umidade.
Na quarta-feira, o VCAN deverá intensificar suas influências, aumentando a instabilidade na região, resultando em um maior potencial para chuvas, que podem se manifestar em forma de pancadas mais fortes e temporais, trazendo também a possibilidade de raios. O céu deve permanecer entre parcialmente nublado e nublado, com temperaturas que devem alcançar até 32°C.
A partir de quinta-feira, a tendência é que as instabilidades se intensifiquem ainda mais, com um aumento significativo nas chances de precipitações. A previsão é de que volumes consideráveis de chuva sejam registrados devido à aproximação de uma frente fria, que deve trazer ainda mais umidade e mudanças nas condições climáticas.
Os moradores de Nova Odessa e região devem se preparar para um período de tempo instável, e a recomendação é de atenção às previsões diárias, já que as condições climáticas podem variar rapidamente. É importante também tomar precauções em relação a possíveis alagamentos e ventos fortes associados aos temporais.
O Governo de São Paulo informou que segue monitorando o cenário de chuvas em todo Estado por meio do gabinete de crise. A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto (SMS) ou Whatsapp, em seu celular.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou cadastre-se no WhatsApp, iniciando uma interação com o número (61) 2034-4611.