Por trás dos portões da CEMEI Walter Merenda, no Jardim Santa Rosa, o cenário está ruim: a calçada em frente à unidade, na altura do número 183 da Rua Ernesto Araium, está em condições alarmantes. O passeio, que deveria ser seguro para mães, pais, alunos e funcionários, virou um obstáculo diário cheio de rachaduras, buracos, pedras soltas e mato alto.
“É difícil explicar para uma criança que ela precisa andar no meio da rua porque a calçada está intransitável. E olha que é uma creche”, disse uma mãe de aluna da unidade. Segundo ela, o problema não é novo e só vem piorando.
Em dias de chuva, o risco aumenta. A água se acumula nos desníveis e torna o trajeto ainda mais perigoso. “A gente tem que desviar dos buracos e ainda cuidar para não escorregar. Já vi mãe se desequilibrar”, disse.
Além dos danos, a calçada ainda tem entulhos deixados por terceiros e o mato alto que cresce sem controle. “É uma situação que passa uma imagem de abandono, como se ninguém olhasse por ali. Mas estamos falando de um espaço de educação, onde o mínimo deveria ser segurança e dignidade”, comenta a mãe. O problema não é apenas uma questão de estética urbana. Calçadas danificadas representam risco concreto de quedas, principalmente para crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A situação já foi comunicada para a Prefeitura. Então, os pais esperam por uma ação efetiva do poder público, pois as famílias estão convivendo com o perigo.
“A gente não quer muito. Só quer o básico. Uma calçada decente, nivelada, segura. É pedir demais?”, questiona.
A PMNO respondeu que “a reclamação sobre a calçada da creche do Jardim Santa Rosa já está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Obras”.
in Notícias
Calçada de creche no Jardim Santa Rosa está em condições precárias
Pais e alunos estão vivenciando risco em calçada abandonada na CEMEI Walter Merenda, com buracos, desníveis e entulhos marcando a entrada da unidade, que fica localizada no Jardim Santa Rosa
