in

Bosque Manoel Jorge tem mato alto, calçadas esburacadas, entulho e bueiro entupido

Moradores de Nova Odessa cobram manutenção no bosque do Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa; vegetação está tomando conta do local, sem a devida poda, relatam frequentadores do espaço de lazer

bosque-manoel-jorge-tem-mato-alto-calcadas-esburacadas-entulho-e-bueiro-entupido-jno

 

O PLT (Posto Local do TraO Bosque Manoel Jorge, localizado no Santa Rosa, em Nova Odessa, um dos principais pontos de lazer e convivência para a população, está com vários problemas. A situação chegou a um ponto crítico quando a área foi visitada por moradores. O que se viu foi um espaço com traços de abandono, com diversos pontos de manutenção ignorados.
Segundo moradores, uma boca de lobo, que deveria garantir o escoamento da água da chuva, estava entupida com folhas e detritos. Como resultado, sempre que chove, a água não tem vazão adequada. “Quando chove, a água sobe para a rua, é um caos. Precisamos que isso seja resolvido “, pediu Francisco Alves, que frequenta o bosque.
Além do entupimento das bocas de lobo, outros problemas têm sido registrados na área. O mato está alto, dificultando o acesso dos frequentadores e criando um ambiente propício ao acúmulo de lixo e entulho. “A vegetação está tomando conta de tudo, sem a devida poda. O lugar é muito bonito, mas com essa falta de manutenção vai se deteriorando”, afirma Luana Ribeiro, que mora nas proximidades.
Calçadas ao entorno do bosque estão quebrando e falta limpeza em diversos pontos do local. “Além do mato alto, as calçadas estão perigosas, cheias de buracos. Não está dando para confiar em nenhum lugar do bosque, é uma tristeza”, disse Luana.
O Bosque Manoel Jorge, que sempre foi um importante ponto de lazer para a população para quem busca atividades ao ar livre, agora se encontra em um estado que ameaça não só a segurança dos visitantes, mas o próprio ecossistema local. O acúmulo de entulho e a falta de cuidado nas dependências do bosque preocupam.
“A administração municipal precisa olhar para este espaço com mais carinho. Não é justo que um lugar tão importante para a cidade fique assim”, disse Alves. O apelo é claro: a manutenção do Bosque Manoel Jorge precisa ser retomada com urgência. “É fundamental que as autoridades adotem medidas para restaurar a infraestrutura, realizar a limpeza necessária e garantir a segurança das calçadas e áreas de lazer. O Bosque Manoel Jorge, se bem cuidado, é um dos maiores orgulhos de Nova Odessa”, finalizou.

OUTRO LADO
Questionada a Prefeitura respondeu que “a localidade apontada pela reportagem do JNO já estava no cronograma das equipes de zeladoria da PMNO, que trabalham de segunda a sábado na limpeza urbana de todas as regiões do Município. O cronograma de trabalho das equipes não foi interrompido em nenhum momento, pelo contrário: foi intensificado desde as chuvas pesadas e em volume recorde que atingiram a cidade e a região entre o final de janeiro e início de fevereiro”.