in

TRANSPARÊNCIA

Bate-Rebate

TRANSPARÊNCIA
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) lançou em novembro, o aplicativo “Fiscaliza Cidadão”. A plataforma contém os gastos públicos dos 94 deputados estaduais que compõem a casa legislativa de São Paulo. E em entrevista a rádio Notícia, no programa “Jornal da Notícia”, na semana passada, o deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou a população que as despesas dos parlamentares já podem ser consultadas por meio do aplicativo.

“FISCALIZA CIDADÃO”
O “Fiscaliza Cidadão” foi desenvolvido sem custo para os cofres públicos por uma empresa de tecnologia. Com o app, é possível saber qual é a placa oficial do carro de cada parlamentar, ter acesso à lista de funcionários dos gabinetes e também seus respectivos gastos mensais. “Nosso intuito é facilitar, de maneira simples e descomplicada, o acesso a esses dados”, explicou o deputado.

PROJETOS DE SANEAMENTO
Aproximadamente R$ 12,6 milhões arrecadados com a cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União (Cobrança PCJ Federal) serão investidos pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) em oito projetos na área de saneamento básico. Os contratos de transferência serão assinados na 20ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ, que será realizada a partir das 9h30 desta sexta-feira, dia 15 de dezembro, no Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa.

QUALIDADE DA ÁGUA
Na mesma reunião, conhecida como Plenária dos Comitês PCJ, a Agência das Bacias PCJ vai firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), visando o aperfeiçoamento do monitoramento da qualidade da água. Atualmente, a Cetesb faz uma publicação anual com dados sobre a qualidade da água nos rios. Os dados serão divulgados ao público através da Sala de Situação PCJ (www.sspcj.org.br).