in

Tiro no Pé

TIRO NO PÉ
Precisando aumentar a arrecadação, a Prefeitura de Nova Odessa deu um tiro no pé com a emissão de 2.456 guias de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com valores errados. Falha de sistema, erro humano, seja qual for o motivo, causou confusão para o contribuinte e pode aumentar a inadimplência, que historicamente já não é baixa e tende a se agravar com a crise econômica.

MASSA DE MANOBRA
A população de Nova Odessa terá que ficar atenta nos próximos anos. Com um vereador a mais na oposição, muitos serão os fatos e factoides levantados sobre a política municipal. É preciso saber separar o que realmente é interesse público, do que é descaradamente interesse político.

MINUTOS DE FAMA
Os vereadores Cláudio Schooder (PV), Carol Moura (PTN) e Antonio Alves Teixeira (PT) gravaram um vídeo, em frente à Prefeitura, falando sobre o erro no IPTU. Informações pela metade e números errados são falhas dos vereadores na ânsia de falar com a população. Porém, ainda assim, Carol Moura se destaca pelo discurso mais fundamentado e coerente.

TUMULTO
Frases como “se seu aumento for superior a 7,14% não pague. Antes de pagar o IPTU passe aqui (na prefeitura) e revise seu valor”. “Venha pessoalmente pedir o seu recálculo”, e outras usadas pelos vereadores no vídeo ao invés de informar acabariam gerando um tumulto desnecessário na Central de Atendimento, como bem ressaltou o vereador Elvis Ricardo Maurício, o Pelé (PSB), que até agora foi o mais sensato.

APELO
Quanto ao vereador Cláudio Schooder, que faz um apelo para que o Jornal de Nova Odessa faça matéria sobre o assunto, cabe ressaltar que a função deste meio de comunicação, que durante os últimos 25 anos vem noticiando os fatos da cidade com responsabilidade e ética, é realmente informar. A reportagem é publicada hoje, mas não atendendo ao “apelo” do parlamentar, e sim como uma forma de orientar corretamente a população sobre “quem, quando e como” pode pedir a revisão do IPTU.