in

SAÍDA

Surpreendeu a muitos no meio político novaodessense a saída de Vanderlei Cocato do grupo comandado pelo PSDB. O ex-secretário de Saúde nos últimos quatro anos, sempre cogitado como promissor na área política, publicou em rede social uma mensagem comunicando a desfiliação do Democratas (DEM), do qual disse ter sido “apenas um filiado” e que não estava na “condução do partido” em nível municipal.

TUCANO

Na postagem, Cocato informou ainda o desligamento do grupo do PSDB, liderado pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a quem se diz grato pelas oportunidades dadas nos últimos anos. Apesar dos detalhes da saída do ninho tucano em Nova Odessa, Cocato não especificou qual rumo seguirá daqui pra frente, após deixar a Secretaria de Saúde ao final de 2020. Ele falou apenas em “novos projetos”, “novos ideais” e “um novo objetivo”.

COVID

Já surgem os primeiros sinais de que a Câmara será mesmo de intensa fiscalização ao governo do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD). O requerimento inicial de 2021 protocolado no Poder Legislativo é do vereador Wagner Morais (PSDB) e questiona a pretensão do chefe do Executivo de estudar a distribuição de ‘Kit-Covid’ (suplementos Zinco e Vitamina D e o medicamento Ivermectina) às pessoas acima dos 50 anos.

KIT

Morais frisa no requerimento que para a Anvisa, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, “os protocolos de cuidados ainda são a melhor forma de se prevenir do novo coronavírus”. O vereador cita o uso de máscaras, o distanciamento físico de dois metros, a utilização de álcool em gel 70% e a lavagem frequente das mãos com água e sabão como aqueles de “comprovação científica de sua efetividade”.

BASE

O vereador questiona ainda o porquê a Secretaria Municipal de Saúde já teria alterado a proposta inicial do prefeito, determinando que apenas os pacientes sintomáticos para o novo coronavírus façam uso do kit proposto, evitando assim o uso profilático. Morais quer saber a “base científica” que embasaria tal medida, requisitando cópia das “portarias, decretos ou pesquisas”. O requerimento será votado na sessão do dia 1° de fevereiro.

FISCAL

O próprio presidente da Câmara, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PSDB), deu declarações à imprensa regional que o assunto ‘Kit-Covid’ seria discutido já na primeira sessão. A tendência é esta ser a Câmara mais fiscalizadora da Prefeitura na história do município. Algo parecido se viu no biênio 2011/2012, quando o PSDB assumiu a presidência nos dois últimos anos do ex-prefeito Manoel Samartin, na época pelo PDT e adversário dos tucanos.