in

RETORNO

Com a retomada gradual de algumas atividades econômicas desde ontem em Nova Odessa e quase toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas), a tendência é que aos poucos se volte a falar em reabertura também das Câmaras Municipais. Com exceção de Sumaré, onde os vereadores continuam se reunindo presencialmente para as sessões, as demais estão fazendo as sessões por videoconferência. Mas todas estão com acesso fechado do público nos prédios.

Aglomera

Apesar de ser algo natural de se exigir, é necessária toda uma cautela nesse momento. Ontem foram vistas muitas imagens preocupantes de aglomerações populares em toda a região, principalmente em torno do comércio de rua e locais de lazer. É preciso que a população vá com calma nessa reabertura gradual de comércios, shoppings e outros segmentos. Respeitando o distanciamento, com uso de máscaras e outros protocolos, para que não tenhamos um crescimento rápido de casos de coronavírus.

Casos

O governador João Doria (PSDB) vinha tendo uma postura muito dura em relação ao isolamento social como forma de combate ao Covid-19 e acabou surpreendendo a muitos por permitir a flexibilização da atividade econômica em praticamente todo o Estado a partir de 1º de junho. Mas como o ‘Plano São Paulo’ é composto de cinco fases, pode ocorrer dos municípios regredirem da cor laranja para a vermelha, se daqui a uma ou duas semanas houver forte aumento de casos de contaminação e de mortes.

Saúde

A grande questão de toda a pandemia do coronavírus não é impedir que as pessoas sejam contaminadas, mas sim evitar que isso ocorra em um intervalo curto de tempo. Tudo para que o poder público amplie a estrutura de Saúde, aumentando a capacidade de leitos e adquirindo respiradores de modo a suportar a demanda extra, como vem sendo feito em Nova Odessa e na maioria das cidades.