in

REELEIÇÃO

reeleicao-jno

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou é preciso debater o fim da possibilidade de reeleição de presidentes da República e demais autoridades do Poder Executivo com direito a tentar continuar no cargo, como governadores. “Não estamos aqui discutindo qualquer direito à reeleição do atual presidente da República ou de todos aqueles que têm direito. Queremos um debate de transição, para as eleições de 2022, 2024. Há uma maioria no partido em relação a isso”, garante.

ERRO

“Nós queremos fazer isso de forma descontaminada, [para que] ninguém esteja pensando em como dificultar ou facilitar a candidatura de A ou B, de partido C ou D, mas pensar o que é melhor para o país”, acrescentou Araújo. O tema ressurgiu após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) publicar artigo em jornais no qual faz um mea-culpa e classifica a emenda constitucional que permitiu a reeleição como um “erro”. No texto, FHC afirma ser “preferível termos um mandato de cinco anos e ponto final”.

PODER

Fernando Henrique foi o primeiro presidente da República a ser beneficiado com a emenda aprovada em 1997 após articulações ao longo de seu primeiro mandato. Segundo Araújo, o mea-culpa de FHC é um “exercício de humildade” e o artigo serviu como um “destravamento interno”, que “libera o partido moralmente” a se posicionar como preferir. O dirigente tucano acredita que o mandato único de cinco anos dá mais “estabilidade pública”, de modo a não possibilitar gastos adicionais para a manutenção no poder.

FAKE NEWS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na terçafeira, que o projeto que trata do combate à disseminação de informações falsas, as chamadas fake news, por meio de redes sociais e serviços de mensagem, deve ser votado ainda este ano. Ele acredita que o projeto entrará em debate em cerca de duas semanas. Aprovado em junho, pelo Senado, o projeto foi enviado à Câmara que criou um grupo de trabalho para sugerir mudanças no texto.

POSITIVO PARA

A covid-19 O deputado federal Vanderlei Macris, postou um vídeo no Instagram em que afirma ter testado positivo para a Covid-19. Ele está em isolamento domiciliar e cumpre a agenda da Câmara remotamente. O vídeo foi publicado na segunda-feira. “Não passei muito bem nos últimos dias, muita febre e tosse, resolvi fazer o exame de coronavírus e nesse fim de semana saiu o resultado positivo”, afirmou.