in

Quem fala o que quer…

07QUEM FALA O QUE QUER…
Como diz o ditado, quem fala o que quer, escuta o que não quer. O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Nova Odessa, Luiz Carlos Contato, usou as redes sociais para esclarecer uma moradora desinformada da cidade. A moça escreveu que a lei do sossego não funciona em Nova Odessa, que “não tem fiscalização e raramente quando acontece o reclamante é exposto e o infrator não sofre penalização nenhuma”.

OUVE O QUE NÃO QUER…
Contato esclareceu que em Nova Odessa o tema tem sim dado resultado e punições com relação a perturbação do sossego. Ele disse que como é uma contravenção a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar atendem os casos, principalmente os mais problemáticos e perigosos. E explicou o procedimento. O reclamante deve acionar a força de segurança, depois ir à Delegacia, registrar a ocorrência e representar. Já há casos de multas pesadas.

COMODISMO
O presidente do Conseg concluiu que se o problema persistir, a pessoa incomodada pode contratar um advogado e mover uma ação de obrigação de não fazer. “Infelizmente é muito burocrático e demora muito tempo, mas se as pessoas não fizerem nada o problema não acaba”, esclareceu ele. Como resposta, a jovem apenas se limitou a dizer que teme se expor e ficar a mercê de ameaças e retaliações.

EDUCAÇÃO
Impressionante como, cada vez mais, parece que o poder público tem que criar leis, fiscalizar e multar as pessoas por coisas que não existiriam se houvesse um pouco mais de respeito ao próximo. Limpeza de terrenos, descarte correto de entulho e outros materiais, limite de volume de som são ações que se resumem basicamente em respeito e educação. Sinal de que, muitas vezes, aqueles que muito cobram do poder público não estão fazendo sequer sua parte por uma sociedade mais digna.

ATUANTE
O vereador Elvis Pelé (PSB) vai dar sangue novo na Câmara. Além de abrir as portas do seu gabinete logo no primeiro dia útil do ano, ele foi flagrado pela reportagem vistoriando o campo de futebol do jardim Planalto, que está com sinais de abandono. Pelo jeito, Elvis será um vereador muito próximo da população.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
Empossado no domingo, dia 01, como vereador pelo município de Americana, o ativista pela causa animal Guilherme Tiosso protocolou seu primeiro Projeto de Lei na Câmara Municipal. Trata-se do PL 02/2017 que dispõe sobre a proibição do manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício que produzam estampido. A iniciativa do parlamentar visa proteger os humanos e animais devido ao forte impacto causado pelos fogos.