in

PATRIMÔNIO

PATRIMÔNIO

Um site desenvolvido por alunos da Universidade Federal de Campina Grande vai mostrar o patrimônio financeiro dos políticos que disputaram as duas últimas eleições. O site Capital dos Candidatos permite que os eleitores comparem os rendimentos declarados à Justiça e verificar se estes candidatos ficaram mais ricos ao longo dos anos. A ferramenta também informa quem teve o maior salto ou queda patrimonial no período. As informações dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro só serão colocadas no site depois que as candidaturas forem registradas, o que acontece até o dia 15 de agosto.

FICHA LIMPA

A lei da Ficha Limpa define as condutas que impedem as candidaturas. Quem foi condenado por compra de votos não pode ser eleito, assim como pessoas banidas da profissão, como médicos e advogados. A principal alteração da lei antiga foi a que barrou a candidatura de condenados em segunda instância. Antes, a pessoa só era impedida de concorrer a partir do trânsito em julgado – quando não existe mais recurso.

MUDANÇAS

Outra mudança fundamental é no prazo que impede a participação na urna: a punição saltou de três para oito anos para o político ficha suja. Quem quer concorrer este ano tem até a amanhã, dia 15, para registrar a candidatura. Mas existe a possibilidade de que a campanha ganhe as ruas mesmo que a Justiça Eleitoral negue o pedido, já que o candidato pode fazer campanha enquanto recorre. Apesar do apoio popular, a Ficha Limpa foi contestada na Justiça. Mas sem sucesso. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo e concluiu que a lei é constitucional.

PARABÉNS

No último dia 10, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, completou mais um ano de vida, e para comemorar, o Clube da Melhor Idade realizou uma festa surpresa para a esposa de Bill. E nas redes sociais não faltaram manifestações de carinho. “Comemoração merecida para esta pessoa que é o coração da administração do Bill. Parabéns, Andrea, que Deus a abençoe grandemente para que você continue sendo esta mulher maravilhosa para nós amigos, para todos aqueles que têm a oportunidade de ter você por perto e, claro, para sua família!”, escreveu a presidente da Câmara de Vereadores, Carla Lucena.