in

NOVO MINISTRO

Brasília - O pai do deputado, Jair Bolsonaro durante o Conselho de Ética da Câmara que arquivou duas representaçõescontra o deputado Eduardo Bolsonaro por quebra do decoro (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro deu posse ontem (17) ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, e pediu que ele busque uma alternativa para poupar vidas e ao mesmo tempo evitar o aumento do desemprego da população, em meio às medidas de restrição do comércio em todo o país por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A cerimônia foi no Palácio do Planalto e contou com a presença do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido na quinta-feira, do cargo de ministro da Saúde. Coden no WhatsApp Com atendimento presencial suspenso por conta da pandemia, a Coden Ambiental, responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, abriu um canal no aplicativo de mensagens WhatsApp para atender a população. O serviço, que atende pelo número 19 99599-7766, entrou em funcionamento na última terça-feira (14).

ISOLAMENTO SOCIAL

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 49% na quinta-feira (16). De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%.

QUARENTENA

O Governador João Doria anunciou ontem a extensão da quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até o dia 10 de maio. A medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.

AUXÍLIO EMERGÊNCIAL

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, dia 16, projeto de lei que estende o auxílio emergencial de R$ 600 pago a trabalhadores informais por três meses a outros grupos sociais, incluindo mães adolescentes. Pais solteiros que sejam chefes de família receberão em dobro o auxílio, criado como forma de compensar a perda de renda de trabalhadores informadores em razão da crise do coronavírus. A proposta aprovada também permite que recebam o auxílio pessoas que não têm CPF ou título de eleitor.